Home / Cultura / EM PENHA: BAIRRO SANTA LÍDIA REVIVE AMANHÃ A “LEVADA” DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO
Slider

EM PENHA: BAIRRO SANTA LÍDIA REVIVE AMANHÃ A “LEVADA” DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO




O Bairro Santa Lídia, em Penha, amanhã (11) revive a tradição da “Fincada do Mastro de São Sebastião”. José Carlos da Costa e Aline Domiciano são os festeiros deste ano e os responsáveis pela organização desta manifestação cultural e religiosa que se mantém viva aos longos dos anos na comunidade.

Segundo a professora Regiane Aparecida Severino, os preparativos já começaram desde o final do ano passado, com a escolha do tronco que será enfeitado, a produção dos quitutes como rosquinhas e outros e, também da tradicional “consertada” (bebida à base de cachaça, adocicada que lembra um licor, – típica de Penha), que é servida durante o cortejo para os dançantes, promesseiros e cantantes e o público em geral.

A procissão do mastro sai da Rua Gervásio da Costa, na localidade do Sertão, às 16h, com chegada programada na Capela de Santa Lídia, por volta das 16h30. Após a “Fincada do Mastro”, acontece uma cerimônia rápida o interior da capela e a entrega da imagem de São Sebastião. Também acontece a escolha dos festeiros de 2021 através de sorteio.

A festa, na verdade, acontece nos dias 18 e 19 deste mês, o Mastro é o aviso que na semana seguinte São Sebastião será reverenciado pelos devotos.

Foto: Arquivo

Por: Vilmar Carneiro

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Cultura – 1º Feira do Livro de Penha acontece de 17 a 19 agosto

02.07 – A Secretaria de Educação e Fundação Cultural Picucho Santos confirmaram para os dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *