Home / Cultura / EM PENHA: BAIRRO SANTA LÍDIA REVIVE AMANHÃ A “LEVADA” DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO
Slider

EM PENHA: BAIRRO SANTA LÍDIA REVIVE AMANHÃ A “LEVADA” DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO




O Bairro Santa Lídia, em Penha, amanhã (11) revive a tradição da “Fincada do Mastro de São Sebastião”. José Carlos da Costa e Aline Domiciano são os festeiros deste ano e os responsáveis pela organização desta manifestação cultural e religiosa que se mantém viva aos longos dos anos na comunidade.

Segundo a professora Regiane Aparecida Severino, os preparativos já começaram desde o final do ano passado, com a escolha do tronco que será enfeitado, a produção dos quitutes como rosquinhas e outros e, também da tradicional “consertada” (bebida à base de cachaça, adocicada que lembra um licor, – típica de Penha), que é servida durante o cortejo para os dançantes, promesseiros e cantantes e o público em geral.

A procissão do mastro sai da Rua Gervásio da Costa, na localidade do Sertão, às 16h, com chegada programada na Capela de Santa Lídia, por volta das 16h30. Após a “Fincada do Mastro”, acontece uma cerimônia rápida o interior da capela e a entrega da imagem de São Sebastião. Também acontece a escolha dos festeiros de 2021 através de sorteio.

A festa, na verdade, acontece nos dias 18 e 19 deste mês, o Mastro é o aviso que na semana seguinte São Sebastião será reverenciado pelos devotos.

Foto: Arquivo

Por: Vilmar Carneiro

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Cultura: 6ª Feira do Livro de Balneário Piçarras será no início de outubro

16.09 – A Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras u divulgou a programação da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *