Home / Cultura / HOMENAGEM: ACADEMIA DE LETRAS DE BARRA VELHA HOMENAGEIA 40 “MULHERES BRILHANTES” E LANÇA NOVO LIVRO SOBRE HISTÓRIA LOCAL
Slider

HOMENAGEM: ACADEMIA DE LETRAS DE BARRA VELHA HOMENAGEIA 40 “MULHERES BRILHANTES” E LANÇA NOVO LIVRO SOBRE HISTÓRIA LOCAL




07.03 – A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional Barra Velha – marca logo mais à noite o Dia Internacional da Mulher com uma representativa homenagem a 40 personalidades femininas de Barra Velha – as Mulheres Brilhantes –, além de promover seu primeiro lançamento literário do ano.

O cerimonial inicia às 19h, no Plenário Getúlio Bittencourt, da Câmara de Vereadores de Barra Velha, com a presença dos imortais da Academia de Letras local, os quais indicaram individualmente as personalidades da noite. Integrantes do Núcleo de Artes da Academia também fizeram suas indicações.

Homenagem

Entre as personalidades homenageadas, destaques da comunidade como a dançarina e coreógrafa Camila Lorenzetti, a costureira Zulméia Zimmermann de Borba, a alfabetizadora e benzedeira Altair de Oliveira Coelho, a ativista ambiental Cleusa Veríssimo da Rosa, a ex-primeira-dama Doralice Maria Caetano Passos (dona Dorinha) e a restauradora sacra Lúcia Liamir, entre outras.

A servidora de carreira do Poder Legislativo, Eliane Maria Mello, a empreendedora rural Eli dos Santos Pereira (Vó Lili), a ex-presidente da Apae Esther Bartinikowski, a fileteira de pescados Alaíde Rosa Morais, também foram selecionadas, assim como educadoras como Gercina Eccher, Ivete Neitzel Gonçalves, Osanir de Souza Flores e Maria Beatriz de Oliveira, igualmente selecionadas. Acompanhe abaixo a lista completa das homenageadas.

De acordo com Leila Petry, presidente da Academia de Letras, a forma de evidenciar a trajetória destas 40 personalidades será um quadro desenvolvido pela artista plástica, ativista e escultura Enoi Dilly, ela também uma imortal da Academia, o qual será ofertado de presente às homenageadas. Cada Imortal indicou uma personalidade, totalizando 16 homenageadas, e a Academia indicou outras 24.

Novo livro

A noite especial também será marcada pelo lançamento do terceiro livro da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional Barra Velha – com a obra “Barra Velha na Linha do Tempo”, do historiador Cacá Fagundes e do jornalista Juvan Neto, prefaciada por Leila Petry.

Em formato digital, o livro estará disponível para repassa a todos os que solicitarem seu conteúdo. Com 30 páginas, a obra traz, em conteúdo revisto e ampliado, a pesquisa intitulada “Um Período de Mudanças”, que traz detalhes e bastidores da emancipação político-administrativa de Barra velha, focando o período de 1957 a 1961 na cidade.

A pesquisa, em caráter inicial, já havia sido desenvolvida por Cacá Fagundes e publicada no livro físico “Nossas Palavras, Volume Dois”, edição da própria Academia. No novo livro digital, esse conteúdo recebeu novos detalhes e foi ampliado. Junto dele, vem a Linha do Tempo da História de Barra Velha, com 48 fatos históricos da cidade, pesquisados por Cacá, condensados por Juvan Neto e novamente revistos pelo historiador.

O livro digital marca não apenas os 58 anos de emancipação de Barra Velha, mas também os 200 anos da visita do botânico e pesquisador francês August de Saint Hilaire ao litoral catarinense, e em especial, a Barra Velha, considerado o primeiro relato escrito da cidade, feito em 1820 e que agora celebra então seu bicentenário. O livro digital será repassado gratuitamente no formato PDF a quem o solicitar diretamente à Academia de Letras.

Simultaneamente ao novo livro e às homenagens, será também feita alusão aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o lançamento de uma cartilha alusiva a essa temática.

Foto e fonte: Academia de Letras de Barra Velha

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha: Muro da Escola Manoel Henrique de Assis tem desenhos inspirados em frases criadas pelos alunos

22.09 – A Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, em Penha, está de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *