Home / Cultura / Luto: Morre Luiz Fernando Melara, maestro que musicou o Hino de Barra Velha
Slider
Melara foi velado no domingo em Joinville e sepultado na segunda-feira, em Curitiba, sua cidade natal. Foto/Divulgação

Luto: Morre Luiz Fernando Melara, maestro que musicou o Hino de Barra Velha




01.09 – A música e o canto coral perderam um expoente que deixou sua marca em Santa Catarina e de maneira específica, em Barra Velha: o maestro Luiz Fernando Melara, 78 anos, responsável por musicar o Hino de Barra Velha, morreu no domingo (29 de julho), em Joinville.

Melara atuou em dezenas de Corais de Joinville e em Curitiba, no Paraná, onde nasceu, mas também durante muitos anos esteve à frente do Coral da Scar, em Jaraguá do Sul, segundo informou o Jornal do Vale, do jornalista Flávio José Brugnago.

O maestro sofria de Alzheimer e várias foram as causas da morte, segundo familiares. Além das complicações do próprio Alzheimer, ou ainda um quadro de sepse e insuficiência cardíaca. A sua trajetória profissional contribuiu para qualificar os corais que regeu.

Segundo os amigos, ele era dedicadíssimo – formado em piano, mas também em canto coral. Parte do tempo dedicava também a composições e arranjos.

Melara foi velado no domingo em Joinville e sepultado na segunda-feira, em Curitiba, sua cidade natal. Em Jaraguá do Sul, além do trabalho musical, deixou muitos amigos. A amizade com a escritora, musicista e poetisa Deborah de Pádua Júlio fez com ele musicasse sua composição dedicada a Barra Velha, no final dos anos 90.

Em 22 de julho de 2008, o prefeito Valter Zimmermann (DEM) sancionava a lei 799/2008, e oficializava a canção como Hino Oficial do Município, atendendo a um antigo pedido de Dona Débora.

Desde então, escolas públicas da rede municipal de ensino executam regularmente esse Hino, e também as solenidades do Governo Municipal, da Casa de Leis, do movimento lojista, entre outros, dando o devido reconhecimento à criação, decorrente da inspiração de Deborah e do talento musical do maestro.

Dona Deborah, falecida em 2014, veraneava em Barra Velha desde os anos 60, e passou a residir definitivamente na cidade em 1976. Em entrevista ao historiador Juliano Bernardes, a musicista reconheceu que a parceria com o maestro Melara foi fundamental para compor uma música tocante e com ares de composição erudita.

Por: Juvan de Souza Neto

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Balneário Piçarras – Inscrições para o 2º Concurso Literário serão abertas no dia 1º

26.07 – A Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras lançou o edital do 2º …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *