Home / Cultura / Pesca artesanal é reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Penha

Pesca artesanal é reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Penha




30.09 – A pesca artesanal do camarão sete barbas foi reconhecida pelo Legislativo Penhense como patrimônio cultural imaterial no município de Penha. O Projeto de Lei Ordinária nº 22/2020 foi aprovado por unanimidade na segunda-feira (28) durante a 34ª Reunião Ordinária realizada por videoconferência.

O projeto reconhece como principais características da pesca artesanal as embarcações e sua manutenção na orla marítima, as redes e demais apetrechos de pesca, bem como toda a manipulação do pescado – reconhecendo o trabalho das mulheres descascadeiras de camarão.

No município de Penha a cultura da pesca artesanal está presente na Armação, nas praias de São Miguel, Praia Alegre e também no Gravatá, gerando trabalho e renda para centenas de famílias.

O patrimônio cultural imaterial abrange as tradições e expressões culturais que uma comunidade preserva em respeito à sua ancestralidade, pensando nas gerações futuras. Entre os exemplos de patrimônio imaterial temos os modos de fazer, os saberes, as formas de expressão, as celebrações, festas e danças populares, músicas, costumes, entre outras tradições.

Muitas dessas manifestações, costumes e celebrações já são reconhecidas no município de Penha por sua relevância cultural. Em 2018, por exemplo, foi aprovada a Lei Ordinária nº 2969 que reconheceu como patrimônio cultural imaterial as festas do Mastro de São Sebastião, Festa do Divino Espírito Santo, Festa de São João e de São Pedro, bem como os Foliões do Divino Espírito Santo e a Consertada de Penha (bebida tradicionalmente produzida na cidade).

O Projeto de Lei segue agora para a sanção do prefeito Aquiles da Costa.

Fonte: CVP

 

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Fundação Municipal de Cultura de Penha recebe doação de foto histórica da praia Bacia da Vovó

19.06 – A Fundação Municipal Cultural de Penha recebeu ontem, 18, uma foto histórica inédita …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *