Home / Cultura / Resistência: Vereadora Ana Lúcia projeta 1º Encontro da Consciência Negra promovido em Barra Velha
Slider
O encontro foi promovido por lideranças negras da cidade e reuniu participantes de toda a região – Foto/Divulgação

Resistência: Vereadora Ana Lúcia projeta 1º Encontro da Consciência Negra promovido em Barra Velha




23.11 – A vereadora Ana Lúcia Martins (PT), primeira vereadora negra de Joinville, participou no último sábado do 1º Encontro da Consciência Negra em Barra Velha, e destacou a importância do evento. O encontro, promovido por lideranças negras da cidade, reuniu participantes de toda a região, no salão paroquial da Matriz Divino Espírito Santo.

“Eu recebi o convite em mãos do professor Gilberto Duarte, que esteve na semana passada no nosso gabinete. No evento, teve roda de conversa sobre a importância do 20 de Novembro, sobre representatividade, sobre capoeira, homenagem para personalidades negras, apresentações artísticas como o Catumbi de Itapocu, mostra de trabalhos dos e das estudantes”, relatou a vereadora.

O evento teve a participação também da professora Alessandra Bernardino, do prefeito Douglas Elias da Costa (PL), e secretários de Barra Velha, além da educadora Dilcicléia Gonçalves e do historiador e ex-vereador Juliano Bernardes. Também chamou atenção o fato de integrantes de religião de matriz africana, possivelmente pela primeira vez, adentrar a espaço da comunidade católica para um evento oficial da comunidade negra. O espaço foi gentilmente cedido pela Matriz. “Um momento muito bonito e rico. Que seja o primeiro de muitos outros encontros”, classificou a parlamentar joinvilense.

Enfrentou os racistas

Ana Lúcia Martins Rosskamp é a primeira mulher negra a ocupar esse espaço no parlamento de Joinville, e conquistou 3.126 votos. Mesmo com expressivo apoio popular, antes mesmo de tomar posse como parlamentar, foi manchete nacional pelas ameaças e ofensas racistas que recebeu após sua vitória.

A parlamentar, professora e servidora pública aposentada, começou sua vida política nos grupos de jovens da Igreja Católica e mais tarde foi para o movimento negro, no combate ao racismo a partir das comunidades de base da igreja Católica Cristo Ressuscitado, no final da década de 80, e depois desse percurso passou a fazer parte ativamente do Partido dos Trabalhadores (PT), no Sindicato dos Servidores Públicos e na luta pela valorização da educação e dos profissionais da educação. É também a primeira mulher petista eleita na maior cidade do Estado.

Por: Juvan de Souza Neto

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Balneário Piçarras – Inscrições para o 2º Concurso Literário serão abertas no dia 1º

26.07 – A Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras lançou o edital do 2º …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *