Home / Cultura / Resistência: Vereadora Ana Lúcia projeta 1º Encontro da Consciência Negra promovido em Barra Velha
Slider
O encontro foi promovido por lideranças negras da cidade e reuniu participantes de toda a região – Foto/Divulgação

Resistência: Vereadora Ana Lúcia projeta 1º Encontro da Consciência Negra promovido em Barra Velha




23.11 – A vereadora Ana Lúcia Martins (PT), primeira vereadora negra de Joinville, participou no último sábado do 1º Encontro da Consciência Negra em Barra Velha, e destacou a importância do evento. O encontro, promovido por lideranças negras da cidade, reuniu participantes de toda a região, no salão paroquial da Matriz Divino Espírito Santo.

“Eu recebi o convite em mãos do professor Gilberto Duarte, que esteve na semana passada no nosso gabinete. No evento, teve roda de conversa sobre a importância do 20 de Novembro, sobre representatividade, sobre capoeira, homenagem para personalidades negras, apresentações artísticas como o Catumbi de Itapocu, mostra de trabalhos dos e das estudantes”, relatou a vereadora.

O evento teve a participação também da professora Alessandra Bernardino, do prefeito Douglas Elias da Costa (PL), e secretários de Barra Velha, além da educadora Dilcicléia Gonçalves e do historiador e ex-vereador Juliano Bernardes. Também chamou atenção o fato de integrantes de religião de matriz africana, possivelmente pela primeira vez, adentrar a espaço da comunidade católica para um evento oficial da comunidade negra. O espaço foi gentilmente cedido pela Matriz. “Um momento muito bonito e rico. Que seja o primeiro de muitos outros encontros”, classificou a parlamentar joinvilense.

Enfrentou os racistas

Ana Lúcia Martins Rosskamp é a primeira mulher negra a ocupar esse espaço no parlamento de Joinville, e conquistou 3.126 votos. Mesmo com expressivo apoio popular, antes mesmo de tomar posse como parlamentar, foi manchete nacional pelas ameaças e ofensas racistas que recebeu após sua vitória.

A parlamentar, professora e servidora pública aposentada, começou sua vida política nos grupos de jovens da Igreja Católica e mais tarde foi para o movimento negro, no combate ao racismo a partir das comunidades de base da igreja Católica Cristo Ressuscitado, no final da década de 80, e depois desse percurso passou a fazer parte ativamente do Partido dos Trabalhadores (PT), no Sindicato dos Servidores Públicos e na luta pela valorização da educação e dos profissionais da educação. É também a primeira mulher petista eleita na maior cidade do Estado.

Por: Juvan de Souza Neto

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Balneário Piçarras: Cinema nos Bairros vai percorrer a cidade a partir de 1º de dezembro

23.11 – Balneário Piçarras contará a partir do dia 1º de dezembro do projeto Cinema …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *