Home / Cultura / TESOURO CULTURAL: ARQUIVO HISTÓRICO DE SANTA CATARINA REPASSA AO MUNICÍPIO DE PENHA DOCUMENTOS HISTÓRICOS DOS SÉCULOS 18 E 19
Slider

TESOURO CULTURAL: ARQUIVO HISTÓRICO DE SANTA CATARINA REPASSA AO MUNICÍPIO DE PENHA DOCUMENTOS HISTÓRICOS DOS SÉCULOS 18 E 19




09.03 O Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (Apesc) forneceu ao Município de Penha um verdadeiro tesouro em documentações históricas que serão utilizadas para a implantação do Arquivo Público Municipal. A entrega de quatro livros elaborados pela Fundação Escola de Governo (ENA), à qual é vinculada a diretoria técnica do Apesc, esteve reunida nesta segunda-feira, 9 de março, com o prefeito Aquiles da Costa, para o repasse da documentação.

Além de Aquiles, a secretária de Educação, Viviane Soares, e o diretor de Cultura local, professor Eduardo Bajara, recepcionaram o gerente João Luiz Contini Smielewski, a diretora Aline Ramos Fernandes e a coordenadora Juçara Nair Wollf, responsáveis pela pesquisa.

No total, 40 documentos históricos oriundos dos séculos 18 e 19 foram resgatados pelo Arquivo Histórico, digitalizados e entregues a Penha. Entre eles, correspondências oficiais, papeis eclesiásticos, informes e demonstrativos de receitas e despesas da época.

Há, por exemplo, o registro da nomeação de André Caetano Vieira para agente dos correios, por volta de 1843; a elevação da capela curada de Itapocoróy à categoria de freguesia, em 1839; e um ofício pedindo providências para a contaminação de febre amarela iniciada no sertão do Itapocu, em 1876. Outro documento que chama atenção é o documento que confirma o pagamento de escolta para perseguição policial na região de Piçarras, por volta de 1848.

Além dos quatro livros históricos, a equipe do Arquivo Público repassou ainda impressos com a listagem total dos documentos registrados nestes livros, e um fôlder com seis páginas, detalhando a trajetória de Itapocoroia, ou Armação do Itapocoróy, alvo da exposição efetuada durante o 26º Açor – Festa da Cultura Açoriana, promovido em Penha em novembro do ano passado.

Foto e fonte:

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha: Paróquia Nossa Senhora da Penha faz campanha para reforma preventiva e emergencial da capela histórica de São João Batista de Armação do Itapocorói

07.07 – A Paróquia Nossa Senhora da Penha está promovendo campanha com objetivo de arrecadar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *