Home / Cultura / TESOURO CULTURAL: ARQUIVO HISTÓRICO DE SANTA CATARINA REPASSA AO MUNICÍPIO DE PENHA DOCUMENTOS HISTÓRICOS DOS SÉCULOS 18 E 19
Slider

TESOURO CULTURAL: ARQUIVO HISTÓRICO DE SANTA CATARINA REPASSA AO MUNICÍPIO DE PENHA DOCUMENTOS HISTÓRICOS DOS SÉCULOS 18 E 19




09.03 O Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (Apesc) forneceu ao Município de Penha um verdadeiro tesouro em documentações históricas que serão utilizadas para a implantação do Arquivo Público Municipal. A entrega de quatro livros elaborados pela Fundação Escola de Governo (ENA), à qual é vinculada a diretoria técnica do Apesc, esteve reunida nesta segunda-feira, 9 de março, com o prefeito Aquiles da Costa, para o repasse da documentação.

Além de Aquiles, a secretária de Educação, Viviane Soares, e o diretor de Cultura local, professor Eduardo Bajara, recepcionaram o gerente João Luiz Contini Smielewski, a diretora Aline Ramos Fernandes e a coordenadora Juçara Nair Wollf, responsáveis pela pesquisa.

No total, 40 documentos históricos oriundos dos séculos 18 e 19 foram resgatados pelo Arquivo Histórico, digitalizados e entregues a Penha. Entre eles, correspondências oficiais, papeis eclesiásticos, informes e demonstrativos de receitas e despesas da época.

Há, por exemplo, o registro da nomeação de André Caetano Vieira para agente dos correios, por volta de 1843; a elevação da capela curada de Itapocoróy à categoria de freguesia, em 1839; e um ofício pedindo providências para a contaminação de febre amarela iniciada no sertão do Itapocu, em 1876. Outro documento que chama atenção é o documento que confirma o pagamento de escolta para perseguição policial na região de Piçarras, por volta de 1848.

Além dos quatro livros históricos, a equipe do Arquivo Público repassou ainda impressos com a listagem total dos documentos registrados nestes livros, e um fôlder com seis páginas, detalhando a trajetória de Itapocoroia, ou Armação do Itapocoróy, alvo da exposição efetuada durante o 26º Açor – Festa da Cultura Açoriana, promovido em Penha em novembro do ano passado.

Foto e fonte:

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Cultura – 1º Feira do Livro de Penha acontece de 17 a 19 agosto

02.07 – A Secretaria de Educação e Fundação Cultural Picucho Santos confirmaram para os dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *