Home / Economia / Celesc anuncia reajuste de 8,14% nas tarifas de energia elétrica a partir do próximo sábado
Slider

Celesc anuncia reajuste de 8,14% nas tarifas de energia elétrica a partir do próximo sábado




19.08 – A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) divulgou comunicado ao mercado anunciando um reajuste de 8,14% nas tarifas de energia elétrica para os consumidores, a partir do próximo sábado (22). A empresa informou ao mercado que esse aumento foi autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Segundo a nota “ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Aneel considera a variação de custos associados à prestação do serviço, e leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.”

Mais adiante, especifica as razões do novo aumento: “O efeito tarifário médio a ser percebido pelos consumidores, da ordem de +8,14%, tem a participação de +2,11% de encargos setoriais, +3,38% de custos com transmissão, +5,89% com despesas de energia, +0,54% com os custos da distribuidora, -0,64% relativo aos componentes financeiros do processo atual e -3,19% relativo à retirada dos componentes financeiros do processo ordinário anterior.”

O problema é que os consumidores não tiveram aumento salarial neste percentual nos últimos anos. Ao contrário, milhares deles perderam o emprego ou estão com salários reduzidos pela pandemia.

Fonte: Secom

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

SC vai conceder até R$ 10 mil de crédito com juro zero para MEIs

17.09 – O SC Mais Renda Empresarial vai conceder operações de crédito para microempreendedores individuais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *