Home / Geral / Águas de Penha apresenta plano verão na Câmara de Vereadores
Slider

Águas de Penha apresenta plano verão na Câmara de Vereadores




08.11 – O aumento na oferta faz parte das ações que estão sendo implementadas pela concessionária para atender o consumo de água no período mais quente do ano

A   Águas de Penha vai aumentar em 20% a oferta de água tratada no município na temporada de verão 2021/2022 na comparação com o ano passado. Esse incremento, no entanto, não reduz a obrigação dos consumidores de economizarem o líquido que é finito. O aumento na oferta faz parte das ações que estão sendo implementadas pela concessionária para atender o consumo de água no período.

O aumento no volume que será distribuído pela concessionária na temporada faz parte do Plano Verão, apresentado pela empresa na quinta-feira (5), na Câmara de Vereadores. Com o aumento da população flutuante e da temperatura, a demanda por água também se intensifica e, por isso, a  Águas de Penha  elaborou um conjunto de medidas para atenuar, de forma preventiva, os efeitos do aumento do consumo de água tratada nos meses mais quentes do ano.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, destaca que, apesar dos investimentos da concessionária, é importante que os consumidores tenham reservação própria para segurança hídrica em caso de uma eventualidade, e evitem o desperdício de água tratada.

Para o vereador Maurício da Costa, Penha terá um verão muito melhor em comparação aos anos anteriores no que se refere à oferta de água tratada. “A expectativa é de que teremos um verão sem problemas”, disse.  Maurício Olívio Brockveld, presidente da Câmara, também se mostrou otimista com o anúncio  aumento da oferta de água tratada para a temporada em Penha. Conforme Brockveld, as medidas que a concessionária está tomando são fundamentais e a apresentação do plano verão é significativa para os vereadores levarem as informações até a população. “Os vereadores são bastante cobrados e agora sabemos o que está sendo realizado para minimizar os efeitos do aumento do consumo de água”, acrescentou o presidente da Câmara.

Entre as ações que estão sendo desenvolvidas para  a temporada está a   ampliação da capacidade de captação da Estação de Tratamento de Água, a ETA Penha. Localizada no bairro Santa Lídia, a estação é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. A previsão é de que a ETA Penha opere 30 dias de forma ininterrupta durante o período de maior consumo.

De acordo com Gabriel Fasola, coordenador operacional da concessionária, os investimentos da companhia para temporada incluem também a automatização dos 11 poços tubulares de grande profundidade do município (artesianos) que compõem o sistema de abastecimento da cidade. Conforme Fasola, o objetivo da automação é ter maior controle operacional e segurança hídrica.

Através da automação, a Águas de Penha terá informações em tempo real da vazão, pressão de saída e tempo de operação dos poços no Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. “Desta forma conseguimos visualizar o volume de água que está sendo disponibilizado para a população de forma mais precisa”, destaca.

Conforme Reginalva a concessionária também pretende instalar um reservatório modular, do tipo contêiner, para reforçar a oferta de água e estabilizar as pressões nos bairros Santa Lídia e São Cristóvão, mais distantes do centro de distribuição de água. Outras metidas anunciadas pela concessionária são a utilização de geradores para garantir a operação da ETA Penha, caso ocorra instabilidade no fornecimento de energia, reforço das equipes operacionais e de comercial para o atendimento ao público.  O plano também prevê a utilização de caminhões pipas, caso seja necessário.

Fonte: Buriti Jornalistas

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha: Câmara de Vereadores define os membros da CPI do Rabecão

03.12 – Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), Luiz Fernando Vailatti (Podemos), Mário Moser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *