Home / Geral / Aulas gratuitas: Cozinha Comunitária abre inscrições para alfabetização de adultos em Barra Velha
Slider

Aulas gratuitas: Cozinha Comunitária abre inscrições para alfabetização de adultos em Barra Velha




29.10 – A Associação Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago (ACCIB), de Barra Velha, vai instituir ainda neste ano aulas gratuitas de alfabetização para adultos ou trabalhadores que necessitam de horário alternativo para o aprendizado da escrita e leitura. A nova ação da Cozinha Comunitária foi divulgada nesta quarta-feira, 20 de outubro, após reunião da diretoria, presidida pela professora e presidente da ACCIB, Maria Helena de Oliveira.

A reunião ocorreu na sala administrativa da Cozinha Comunitária, no Morro do Colchão – a estrutura dos dois pavilhões fundados pela saudosa Ivete Brugnago Moraes foi transformada em escola pela Prefeitura, a qual abriga uma extensão da Escola Básica Municipal Antônia Gasino de Freitas, destinada aos anos iniciais.

Durante a reunião, ficou definido que a inscrição para esse projeto de alfabetização ocorrerá dia 6 de novembro, também no pavilhão da ACCIB, na Rua José Alberto dos Santos, no Morro do Colchão, das 14h às 16h. Inicialmente, há uma demanda de seis trabalhadores adultos que manifestaram interesse em se alfabetizar. O pedido foi feito à professora Nilma Estrai, secretária da Cozinha Comunitária, que submeteu à diretoria um questionamento se a diretoria poderia ou não aprovar que o projeto fosse desenvolvido na sala administrativa. A aprovação foi unânime.

A professora Antonina Ramos, integrante do conselho da ACCIB, frisa que esse não será um curso oficial, embora tenha professora habilitada e metodologia rápida para alfabetizar esse público em tempo satisfatório. “Nós vamos contribuir com essa demanda, gratuitamente”, pontua Antonina. “Após se alfabetizar, o aluno poderá em seguida cursar o Ensino Supletivo”, completa.

A demanda surgiu diante de alunos que trabalham durante o dia e mesmo à noite, durante a semana, e questionaram Nilma se ela poderia auxiliá-los no sábado à tarde. As aulas serão no Morro do Colchão será então aos sábados, no período vespertino. Mais detalhes sobre as inscrições através dos fones (47) 9 9718 9779 ou 9 9971 4535.

Diretoria reeleita

A reunião do dia 20 também foi a primeira da diretoria recém reeleita. Maria Helena e o jornalista Juvan de Souza Neto seguem por novo mandato como presidente e vice da entidade; Nilma assume a secretaria, e Miraci Montibeller, Marta Montibeller, Vera Santin, Cintia Leite, Selma Soares, Dilcicleia Gonçalves e Natalina Silva seguem na diretoria, em cargos diversos, assim como João Régis (contabilista), Clarice Hardt, Margarete Machado, Angelita Borba de Souza, João Satiro, Clotilde Nair Afélis e Dourival e Aninha de Ávila. Dilcicleia, Margarete Clotilde e Antonina integram o conselho.

A diretoria também avaliou a ação de entrega de doces, sucos e guloseimas para as 350 crianças da escola agora instalada na estrutura da Cozinha Comunitária, além de outros 30 pacotes para alunos do jiu jitsu comunitário do professor Rodrigo Lugli, a renovação da declaração estadual de utilidade pública, o relatório das ações da ACCIB desde 2017 e o plano de atividades da entidade, entre outros temas.

Por: Juvan de Souza Neto

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Balneário Piçarras – Morre motorista atingido por viga durante o ciclone extratropical em Balneário Piçarras

16.08 – Morreu na tarde de ontem, o motorista Realci Silva de Andrade, de 30 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *