Home / Geral / Balneário Camboriú: Mancha de óleo é encontrada por pescadores entre a praia de Laranjeiras e a Barra Sul
Slider

Balneário Camboriú: Mancha de óleo é encontrada por pescadores entre a praia de Laranjeiras e a Barra Sul




03.12 – Uma grande mancha de óleo e pedaços de piche (resina de petróleo) foi encontrada no último final de semana na costa de Balneário Camboriú, entre a praia de Laranjeiras e a Barra Sul. Até agora não se sabe a origem da poluição e não haveria ligação com a grande mancha de petróleo que atingiu o nordeste brasileiro.

A mancha foi registrada por um grupo de homens que navegavam naquele trecho com caiaques. Eles filmaram tanto o óleo sobre a água quanto os pedaços de piche que boiavam.  Os técnicos da secretaria do Meio Ambiente (Semam) de Balneário Camboriú já estão investigando o caso, mas não confirmaram ainda a presença da mancha e do piche na costa do município.

A bióloga Maria Heloísa Furtado Lenzi, secretária do Ambiente, diz que é difícil saber a origem do óleo. Mas descarta que ele seja o mesmo que tenha atingido a costa do nordeste brasileiro e algumas praias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

De acordo com Edésio Pereira, diretor de fiscalização da Semam, desde ontem há uma varredura nas praias. A suspeita seria de que uma antiga embarcação teria largado o óleo no mar, próximo a Laranjeiras, e depois partido em direção ao sul. Algumas pessoas chegaram a ver a embarcação, mas não anotaram o nome dela.

As grandes manchas de óleo começaram a aparecer nas praias da Paraíba em 30 de agosto. Logo se espalharam por todo o nordeste. A suspeita é que o óleo tenha sido derramado de um navio que veio dos Estados Unidos, passou pela Venezuela e cruzaria o Atlântico.

Esse é considerado o maior desastre ambiental do litoral brasileiro. O ministério Público Federal chegou a entrar com uma ação contra o governo Federal por demorar em agir, deixando que voluntários, mesmo sem equipamentos eficientes e sem proteção individual, fizessem o primeiro combate às manchas que invadiram as praias.

Foto e fonte: Diarinho

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Boletim Coronavírus: Matriz aponta uma região em risco alto e 11 em situação grave e quatro em risco gravíssimo em SC

01.08 – A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *