Home / Geral / Balneário Piçarras: Ponte sobre o rio Piçarras começou a ser demolida ontem
Slider

Balneário Piçarras: Ponte sobre o rio Piçarras começou a ser demolida ontem




02.09 – Começou ontem, 01, a demolição da atual estrutura da ponte que divide Balneário Piçarras e Penha. A demolição será feita em quatro etapas, e a previsão é que essa fase da obra dure um mês. O trânsito na ponte está totalmente interditado. A Prefeitura de Balneário Piçarras disponibiliza transporte gratuito para os pedestres que precisam fazer a travessia, de segunda a sábado, das 06h às 19h.

A primeira etapa da demolição consiste no rompimento das lajes laterais da estrutura da ponte, com início pelo lado oeste de Balneário Piçarras. Na segunda etapa serão rompidas as lajes da plataforma central, transversinas e removidas as vigas longarinas de forma sequencial, a partir do centro da ponte em direção a cidade de Penha. Na terceira fase será feito o mesmo procedimento em direção a Balneário Piçarras.

Na última etapa será feita a demolição do pilar e bloco central. As estacas serão demolidas com apoio de mergulhadores. Todos os entulhos serão recolhidos, depositados em uma caçamba flutuante e enviados para aterro licenciado. O cronograma poderá sofrer alterações em função de condições climáticas ou eventos externos.

O Transporte de Pedestres é feito através de vans e micro-ônibus que já fazem parte da atual frota de veículos do Município. O transporte acontecerá de um lado da ponte para o outro, de forma simultânea, com duas linhas fazendo o mesmo trajeto inicialmente. O serviço estará disponível por trecho, das 06h às 19h, de segunda à sábado. A rota alternativa é pela Rua 5.000, que corta os bairros Santo Antônio e Nossa Senhora da Paz.

A nova estrutura trará uma faixa exclusiva para ciclistas e espaço para pedestres, contendo espaços para contemplação e a pesca. A nova ponte terá uma altura de 5,48 metros e um vão livre de 28 metros, permitindo a navegação de barcos de até 60 pés.

O proje da ponte vem foi articulado desde 2018, custeado pelo empresariado local, através de uma parceria com as CDLs de Balneário Piçarras e Penha. Os recursos para a obra – R$ 3.333.333,33 – são provenientes de título de empréstimo com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Fonte e foto: PMBP

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Boletim Coronavírus: Matriz aponta uma região em risco alto e 11 em situação grave e quatro em risco gravíssimo em SC

01.08 – A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *