02.09 – Do total de 401 atendimentos realizados pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor de Balneário Piçarras (Procon) em 2021, 17% correspondem a consumidores que sofreram com empréstimos consignados indevidos.
Atendimentos relacionados ao serviço de telefonia ocupam o segundo lugar (10%). A diferença entre primeiro e segundo lugar é significativa e evidencia a alta taxa de consumidores lesados devido a empréstimos.
“Essas reclamações estão em primeiro lugar tanto no nosso município quanto no Estado de Santa Catarina, mas existe uma forma de evitar isso”, explicou o diretor do Procon, Karlon Ferreira de Paula, no plenário da Câmara.
O Portal Meu INSS disponibiliza ao usuário o serviço de bloqueio de realização de empréstimos, pelo link de acesso www.meu.inss.gov.br. O Procon ressalta ainda a importância de manter a senha de acesso do site em privacidade.
O município realiza a resolução de 92% dos casos. O contato com o banco é realizado pelo Procon. “Dou instrução ao consumidor para que não faça nada por meio da plataforma do WhatsApp enquanto o Procon atua, devido ao risco de cair em uma nova fraude”, explicou o diretor.
Consumidores lesados devido a empréstimos consignados indevidos têm direito a pedir indenização de forma judicial. “Pelo levantamento do Procon do Estado, o judiciário está dando ganho de causa nessas indenizações em mais de 90%”, concluiu.
O Procon atende das 8h às 12h e 13h30 às 17h, na Rua Vereador João Figueredo (1194), anexo à Secretaria de Assistência Social.
Fonte: PMBP
Receba notícias direto no seu celular!Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!
