Home / Geral / Balneário Piçarras: Procon orienta aposentados e pensionistas sobre o risco do empréstimo consignado indevido
Slider

Balneário Piçarras: Procon orienta aposentados e pensionistas sobre o risco do empréstimo consignado indevido




02.09 – Do total de 401 atendimentos realizados pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor de Balneário Piçarras (Procon) em 2021, 17% correspondem a consumidores que sofreram com empréstimos consignados indevidos.

Atendimentos relacionados ao serviço de telefonia ocupam o segundo lugar (10%). A diferença entre primeiro e segundo lugar é significativa e evidencia a alta taxa de consumidores lesados devido a empréstimos.

“Essas reclamações estão em primeiro lugar tanto no nosso município quanto no Estado de Santa Catarina, mas existe uma forma de evitar isso”, explicou o diretor do Procon, Karlon Ferreira de Paula, no plenário da Câmara.

O Portal Meu INSS disponibiliza ao usuário o serviço de bloqueio de realização de empréstimos, pelo link de acesso www.meu.inss.gov.br. O Procon ressalta ainda a importância de manter a senha de acesso do site em privacidade.

O município realiza a resolução de 92% dos casos. O contato com o banco é realizado pelo Procon. “Dou instrução ao consumidor para que não faça nada por meio da plataforma do WhatsApp enquanto o Procon atua, devido ao risco de cair em uma nova fraude”, explicou o diretor.

Consumidores lesados devido a empréstimos consignados indevidos têm direito a pedir indenização de forma judicial. “Pelo levantamento do Procon do Estado, o judiciário está dando ganho de causa nessas indenizações em mais de 90%”, concluiu.

O Procon atende das 8h às 12h e 13h30 às 17h, na Rua Vereador João Figueredo (1194), anexo à Secretaria de Assistência Social.

Fonte: PMBP

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Balneário Piçarras – Morre motorista atingido por viga durante o ciclone extratropical em Balneário Piçarras

16.08 – Morreu na tarde de ontem, o motorista Realci Silva de Andrade, de 30 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *