Home / Geral / Barra Velha: Incêndio em área de reflorestamento no Bairro Vila Nova deve continuar por mais dias caso não chova
Slider

Barra Velha: Incêndio em área de reflorestamento no Bairro Vila Nova deve continuar por mais dias caso não chova




26.04 – O bombeiros trabalharam todo o dia de hoje na tentativa de extinguir um incêndio florestal, no bairro Vila Nova, em Barra Velha, próximo do quilômetro 83, da BR-101. A mata já está queimando há mais de uma semana e provocando uma nuvem de fumaça que está atingindo todos os bairros e o Centro da cidade.

A área atingida é de cerca 190 mil metros quadrados. A vegetação que está queimando é um reflorestamento de pinus com grande quantidade folhas secas, formando um depósito com muito material orgânico no solo.

Nos últimos dias foram feitos aceiros nos lotes, a terra foi revirada com máquinas, mas o fogo continua queimando as raízes das árvores o que impede a exterminação total do mesmo. Outra dificuldade que os bombeiros estão encontrando é a queda das árvores, que com suas raízes queimadas voltam a provocar novos focos de incêndios.  Os trabalhos de hoje tiveram o apoio da aeronave Arcanjo dos Bombeiros Militar.

“Os focos continuam surgindo a medida que as árvores estão tombando devido às raízes ficarem queimadas. Foram feitos novos aceiros com o dobro da largura e dividindo em lotes. Mas a medida em que as máquinas escavam se observa que o solo, até um metro e meio, ainda está superaquecido e com brasa”, diz o subtenente Evandro, dos Bombeiros Militar de Barra Velha.

Curiosos

Neste final de semana foi registrado no local uma movimentação de muitas pessoas. Curiosos, com carros, bicicletas e motos, atrapalhando inclusive os trabalhos dos bombeiros e colocando em risco suas próprias vidas.

“Pedimos que as pessoas não se aproximem da área. A todo momento existem árvores que estão caindo na beira da estrada, além do perigo da intoxicação por fumaça. A estrada é estreita e as pessoas acabam atrapalhando o serviço dos bombeiros”, alerta Evandro.

Segundo os bombeiros, o incêndio deve persistir por mais semanas, caso não chova nos próximos dias. Amanhã as equipes voltam ao trabalho no local.

Fonte e foto: Bombeiros Militar

Por: Vilmar Carneiro

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha: Obras de extensão de rede beneficiam moradores no bairro Nossa de Fátima

02.08 – Para reforçar o abastecimento e assegurar um sistema mais moderno e eficiente, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *