Home / Geral / Boletim Coronavírus: Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras contesta oitavo caso de Covid-19 divulgado pelo Governo do Estado
Slider

Boletim Coronavírus: Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras contesta oitavo caso de Covid-19 divulgado pelo Governo do Estado




08.05 – Desde o dia 4 de maio o Boletim estadual do Governo do Estado de Santa Catarina sobre o contágio do novo coronavírus, que informa o número de casos confirmados em cada municípios catarinenses, registra oito pacientes em Balneário Piçarras. Questionada pela Central de Notícias do Portal Carneironews, pelo desencontro de informações, a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Piçarras emitiu nota oficial contestando as informações passadas pelo Governo Estadual e afirmando que a cidade registra apenas sete casos confirmados.

A nota enviada pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura diz que a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras contesta a Secretaria de Saúde do Estado a respeita do do oitavo caso de Covid-19 atribuído ao município. Apesar de o número constar no sistema, o próprio estado desconhece a existência deste paciente – assim como o município – levando a crer que o caso foi incluso em duplicidade, já que o próprio Governo do Estado confirmou problemas no sistema no início do mês.

“Nós realizamos todos os protocolos de segurança e monitoramento dos outros 7 pacientes com Covid-19. Entretanto, este oitavo caso é inexistente para nós e para o próprio Estado, que não tem qualquer informação deste paciente. Ele existe apenas como número”, afirmou a secretária de Saúde, Regiane Basso, citando ainda que o oitavo caso não foi diagnosticado pelo município

“Não houve a notificação do oitavo caso pelo município. A Secretaria Municipal de Saúde aguardou a comunicação por parte do Estado por um período e, logo depois, iniciou investigação para busca de informações sobre o oitavo caso, entretanto, a própria Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (DIVE/SC), informou ao município que não há informações sobre um possível oitavo caso, ou seja, tanto para o município, quanto para a própria DIVE/SC, não existem informações sobre este oitavo caso, entendendo-se que o caso não existe”, reforçou Regiane.

A tese é reforçada pelo próprio Governo do Estado, que no dia 1º de maio emitiu uma nota explicando a situação de duplicidade. “A Secretaria de Estado da Saúde explica que a redução no número em relação ao divulgado no dia anterior se deve à correção de casos que estavam registrados em duplicidade, fato ocorrido quando o painel do Governo do Estado integrou dados de outros sistemas do Ministério da Saúde, como o Sistema de Laboratório, o e-SUS VE e SIVEP Gripe. O órgão está trabalhando para evitar novos registros em duplicidade nos boletins futuros, e também pediu aos notificadores dos sistemas para que tenham atenção no preenchimento das informações”, afirma a secretária.

Por fim, a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras reafirma que até, às 11h, de hoje, possui sete casos de coronavírus confirmados no município, de 45 casos coletados, sendo 36 descartados, três casos aguardando resultados de exames (suspeitos), 64 casos monitorados e cinco casos com alta médica (curados).

 Fonte: Secretaria da Saúde de Balneário Piçarras

Por: Vilmar Carneiro

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Comprou ou alugou imóvel? Atenção à titularidade do cadastro da ligação de água

26.07 – Manter o cadastro atualizado na Águas de Penha  é muito importante para que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *