Home / Geral / Combate ao câncer: AAPEC mobiliza 35 empresas apoiadoras para impulsionar Outubro Rosa em Barra Velha
Slider
AAPEC registra uma média de 100 atendimentos mensais, Foto/Divulgação

Combate ao câncer: AAPEC mobiliza 35 empresas apoiadoras para impulsionar Outubro Rosa em Barra Velha




25.10 – A Associação de Assistência ao Portador e Ex-portador de Câncer de Barra Velha (AAPEC) entra na última semana do mês totalizando 35 empresas locais apoiadoras da campanha mundial do Outubro Rosa. Neste mês, a AAPEC reforça a mobilização da comunidade barra-velhense visando a conscientização sobre esse tipo de câncer – que pode ser curável em 95% dos casos quando há o autoexame e o diagnóstico precoce.

“Essa ação visa a conscientizar não só a população feminina, mas também a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, e é simbolizada pelo laço cor de rosa”, pontua Loreti Torres, presidente da AAPEC.

A campanha teve início em 1990 com a primeira “Corrida pela Cura”, promovida em Nova York, EUA, e nesse mês de outubro, as entidades de saúde entram em parceria com a AAPEC para estas ações voltadas para o tema.

Cada empresa parceira ganha o adesivo com o selo de apoiadora da causa; a direção da AAPEC entrega pessoalmente esse selo, e coloca a empresa em evidência, tanto nas redes sociais da instituição como na imprensa.

Reuniões, encontros e palestras também constam da programação, o que segundo Loreti, facilita o acesso aos serviços de diagnósticos de tratamento da doença, e contribuem para a redução da mortalidade. No supermercado Top, por exemplo, houve recepção de voluntárias e trabalhadores, com lanche e palestra sobre o tema.

“Infelizmente, o câncer de mama vem atingindo cada vez mais as mulheres jovens, e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, com crescimento de 5 a 10% na incidência da doença no País nos últimos 10 anos”, alerta Loreti. “Pelo menos o autoexame deveria ser rotineiro na vida de toda mulher”.

A AAPEC observa que a mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico. Quando diagnosticado precocemente, esse câncer tem mais chance de ser tratado e diminui a possibilidade de a paciente ser submetida à quimioterapia.

“Cuidar de nossa saúde é essencial para estarmos bem conosco mesmas”, observa Loreti. “Toda mulher deve se amar acima de tudo, e assim buscar uma vida saudável para corpo, alma e mente”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, provavelmente uma a cada 10 mulheres tem ou terá câncer de mama – contudo, as taxas de cura são de 95% quando o diagnóstico é feito no início.

15 anos com a comunidade

A AAPEC foi implantada oficialmente por Laurita Pedroso de Oliveira em 22 de junho de 2006, e começou atividades na antiga sede da Colônia de Pescadores Z-4. Laurita tinha o sonho de apoiar os pacientes de câncer, – como ela mesma, que lutou bravamente contra a doença.

O trabalho foi expandindo, com a locação de duas casas, uma para administrativo e outra para o brechó, instalado em frente às canoas dos pescadores (Porto da Pesca Artesanal João Emílio Henrique), onde segue até hoje.

Atualmente, já são milhares de atendimentos prestados pela entidade, que faz a diferença na vida de centenas de pessoas, em especial de pacientes que mais precisam.

Hoje, são mais de 130 voluntários mobilizados, numa média que gira em torno de 100 atendimentos mensais, os mais variados possíveis – entre exames, deslocamentos, tratamentos, hemodiálises, apoio emocional, radioterapias, transfusões de sangue, entre outros.

Empresas Amigas da AAPEC

Outubro Rosa 2021

  1. ADE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
  2. AGROPECUÁRIA AMARAL
  3. ANDRÉIA COSMÉTICOS
  4. CHICO ASSADOS
  5. CICLO CENTER
  6. DA HORA CONVENIENCIA
  7. DAMAY CONFEITARIA
  8. ESTRELA DA BARRA
  9. FARMÁCIA BITTENCOURT
  10. FARMÁCIA CRUZ AZUL
  11. FARMÁCIA FABI E ALESSANDRO – MASTER FARMA
  12. FARMÁCIA MINAS
  13. FARMÁCIA UNIÃO SÃO CRISTÓVÃO
  14. FARMÁCIA UNIDA
  15. HOTEL OCEANO
  16. IMOBILIÁRIA DA BARRA
  17. JR MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
  18. LABORATÓRIO BARRALAB
  19. LOJA IVONE
  20. LOJA NADIR
  21. LOJA PINGO DE GENTE
  22. LOJA PINHEIRO
  23. LOJA PYTAIA
  24. OCEANO TINTAS
  25. PANIFICADORA BARRA VELHA
  26. PANIFICADORA LEAL
  27. PAPELARIA PETRY
  28. PÓDIO ARTES VISUAIS
  29. PROVESI MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
  30. RESTAURANTE BID NICK
  31. RESTAURANTE DONA MARIA
  32. SCOPOEL CONTABILIDADE
  33. SIRI RESTAURANTE
  34. TRANSPORTADORA TANGARA DO SUL
  35. VIDROS MORETTI

Por: Juvan de Souza Neto

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Nomeação – Juíza Aline Vasty Ferrandin assume a Comarca de Penha

07.08 – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou o nome da juíza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *