Home / Geral / Coronavírus: Governador anuncia plano de retomada da economia a partir da semana que vem em SC
Slider

Coronavírus: Governador anuncia plano de retomada da economia a partir da semana que vem em SC




26.03 – O governador do estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, apresentou, na noite desta quinta-feira (26), um Plano Ação de Retomada Gradual das Atividades no Estado. O objetivo do governo é buscar o equilíbrio entre as ações do plano, a fim de que SC retome suas atividades gradualmente, garantindo aos empregados e empregadores segurança jurídica, econômica e sanitária.

A regras de isolamento social, instituídas por Decreto a partir de 17 de março de 2020, tiveram por consequência a suspensão total ou parcial de atividades econômicas no território catarinense. A partir daí, foi instaurado pelo Governo de Santa Catarina o “grupo econômico”, vinculado ao Comitê de Gestão de Crise para tratar dos temas relacionados a economia catarinense.

Foram envolvidos no planejamento diversos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, liderados pela equipe da Secretaria de Estado da Fazenda, com participação ativa de entidades representativas dos setores de serviços, comércio e indústria de Santa Catarina.

Apesar desta retomada, o governador alerta que as pessoas deve continuar tomando o máximo de cuidados possíveis. “A crise não chegou, é importante que isso fique claro. O Brasil ainda não entrou em contato com a crise. Nossos cálculos apontam que nossa curva de contágio e óbitos é muito parecida com o restante do mundo. Nós não encaramos os problemas ainda, estamos apenas nos preparando para eles”, afirmou.

Proibições

Permanecem suspensas, pelo prazo de sete dias, a contar de quarta-feira (01/04), a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros; a circulação e o ingresso no território catarinense de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros público ou provado, bem como veículos de fretamento para o transporte de pessoas.

Autorizações parciais

Ficam autorizadas parcialmente, a partir de segunda-feira (30/03), as atividades de agências bancárias. A partir de quarta (01/04), as atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping, bares, restaurantes e comércio em geral. Atividades do setor hoteleiro. Atividades de construção civil. Escritórios de prestação de serviços em geral e os centros de distribuição e depósitos. Os serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais também estão autorizados.

Regras de funcionamento

Os estabelecimentos que recebem pessoas e atendem ao público pessoalmente, fica limitada a entrada de 50% da capacidade de público do estabelecimento, podendo este estabelecer regras mais restritivas. Além do controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como o controle da área externa do estabelecimento, respeitadas as boas práticas e a distância mínima de 1,5 m entre cada pessoa.

Barreiras sanitárias

Sobre as restrições na entrada de cidades, o governo do estado entendeu que os órgãos sanitários de cada município tem autoridade para manter ou não as barreiras, tendo em vista que não é permitido proibir o ingresso de qualquer pessoa em qualquer cidade.

Restrições continuam

O governador frisou que os locais de culto religiosos continuam proibidos no estado, bem como a restrição da circulação e aglomeração de pessoas em locais públicos continua valendo. Além disso, as festas e eventos também continuam proibidos em toda Santa Catarina.

foto e fonte: Secom

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Abertas as inscrições para um dos maiores programas privados e gratuitos de empreendedorismo do Brasil

13.05 – Patrocinado pela Aegea Saneamento e pela Águas de Camboriú e Águas de Penha …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *