Home / Geral / Coronavírus: Hospital Marieta Konder Bornhausen de Itajaí está com UTI lotada e começa transferir pacientes
Slider

Coronavírus: Hospital Marieta Konder Bornhausen de Itajaí está com UTI lotada e começa transferir pacientes




25.05 – O Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, chegou ao limite máximo da ocupação dos leitos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta segunda-feira (25), todos os 15 leitos do SUS reservados para casos de covid-19 estão ocupados.

A informação é da jornalista, Dagmara Spautz, publicada na NSC. Segundo a direção clínica do hospital, para acomodar pacientes, outros três leitos precisaram ser utilizados. Esses lugares não estão credenciados pelo SUS. No momento há duas vagas disponíveis na UTI, sem credenciamento. A situação levou a Secretaria de Estado da Saúde a transferir dois pacientes de Itajaí para o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Mas a situação, ali, tampouco é confortável.

A secretária de Saúde, Andressa Haddad, diz que há 10 pacientes com coronavírus internados na UTI no momento – o que corresponde a 50% de ocupação. Mas ela alerta que, com as transferências, a situação “pode piorar a qualquer momento”. A região está entre as que têm menos leitos de UTI em Santa Catarina, junto com a Serra e o Planalto Norte. Das três, é a mais populosa, com mais de 700 mil habitantes. São apenas 59 leitos de UTI no total, contando hospitais públicos e privados.

Em março, o Governo do Estado anunciou a abertura de um hospital de campanha, com 200 leitos, que ocuparia o Centreventos de Itajaí. Com o contrato cercado de suspeitas, o hospital virou fumaça.  Outros 100 leitos estavam previstos para o Hospital Marieta – parte deles, no Complexo Madre Teresa, novo edifício do hospital que começou a ser construído no governo Raimundo Colombo (PSD), e ainda não foi entregue. O então secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, disse que seriam disponibilizados dois andares do prédio para a instalação de 60 leitos. Quase três meses depois, isso não ocorreu.

Na última sexta-feira (22), a prefeitura de Itajaí enviou um ofício ao Governo de SC cobrando o aumento imediato de leitos de UTI no Hospital Marieta para enfrentar a pandemia. O município pede que o Estado estabeleça prazos para a implantação de novos leitos. Uma ação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) cobra na Justiça resposta do Estado às ações previstas para equipar a rede de assistência de saúde da Foz do Itajaí-Açu para enfrentar a pandemia.

Fonte: Com informação Colunista Dagmara Spautz/NSC

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Navegantes: Acontece amanhã na praia do Gravatá e na Central o mutirão “Limpando o Mundo”

17.09 – O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes com o apoio da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *