Home / Geral / Coronavírus: Sinergia produz máscaras para hospitais atuarem no atendimento de pacientes com COVID- 19
Slider

Coronavírus: Sinergia produz máscaras para hospitais atuarem no atendimento de pacientes com COVID- 19




07.04 – O Sinergia Sistema de Ensino, de Navegantes, entregou, nesta terça-feira (7), a primeira remessa de máscaras produzidas no FABLAB – Laboratório de Fabricação Digital – e que serão utilizadas pela equipe médica do Hospital de Navegantes. Ao todo, a instituição fabricará 360 máscaras Face Shield, sendo 100 para Navegantes, 200 para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, e 60 para o Hospital Cirúrgico de Camboriú.

A entrega foi feita pelo vice-diretor do Sinergia, Joãozinho Matos, ao diretor Administrativo do Hospital de Navegantes, Marcus Vinicius Armond, e à enfermeira-chefe, Liliane Zorzo, na presença da equipe do FABLAB, a coordenadora Lídia Medeiros, o arquiteto Victor Darolt Poffo e a designer Michelly Matos.

As máscaras são produzidas no FABLAB a partir de um projeto digital e impressas em equipamentos 3D e máquina de corte a laser. Os materiais são feitos de filamento PLA e policarbonato cristal, adquiridos pelo Sinergia com base nas normas sanitárias. “Antes de produzirmos em série, um modelo foi enviado aos diretores dos hospitais para aprovação”, disse o arquiteto. A coordenadora do FABLAB aposta na durabilidade das máscaras. “Os materiais são excelentes e as máscaras podem ser reaproveitadas pelas equipes médicas após esterilização”, observou. O modelo Face Shield protege o rosto por completo.

“Os hospitais estão encontrando muita dificuldade para comprar insumos. Esse tipo de máscara não havia em nosso hospital. A equipe que atua na linha de frente do atendimento de pacientes com COVID-19 está muito agradecida ao Sinergia e se sentirá mais segura para trabalhar”, ponderou a enfermeira-chefe. Segundo o diretor do hospital, nos próximos dias a instituição reforçará a estrutura para casos de coronavírus, como leitos semi-intensivo e de isolamento. As máscaras serão usadas nestes locais.

Para o vice-diretor do Sinergia, o FABLAB, inaugurado em março, mostra seu objetivo comunitário. O laboratório funciona anexo ao Colégio e Faculdade e, inicialmente, tinha como proposta dar suporte aos projetos educacionais da instituição. “Desde a fundação do Sinergia, há 18 anos, demonstramos nosso compromisso social com a região. Porém, jamais imaginaríamos passar por uma situação em que nos exigisse tanto esforço, como é o caso do coronavírus. É gratificante que possamos ser tão úteis neste momento por meio do FABLAB. Se cada um fizer uma pequena parte, venceremos esse desafio”, declarou.

O restante das máscaras será entregue pelo Sinergia aos demais hospitais no decorrer dos próximos dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sinergia

Texto e foto: Silvia Dalefe

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Abertas as inscrições para um dos maiores programas privados e gratuitos de empreendedorismo do Brasil

13.05 – Patrocinado pela Aegea Saneamento e pela Águas de Camboriú e Águas de Penha …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *