Home / Geral / Defesa Civil de Barra Velha recebe certificação especial por presença no Programa SC Resiliente
Slider

Defesa Civil de Barra Velha recebe certificação especial por presença no Programa SC Resiliente




22.10 – O desempenho de Barra Velha visando fortalecer a cultura de resiliência em momentos de desastres no Estado de Santa Catarina rendeu ao Município e à Defesa Civil local o “Reconhecimento Bronze” por parte do Programa SC Resiliente, do Governo do Estado.

A boa classificação Barra Velha foi confirmada dia 7 de outubro, quando Elton Cunha, diretor de Proteção e Defesa Civil de Barra Velha, juntamente com o agente de Proteção e Defesa Civil Igor Ranieri estiveram no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), de Joinville, visando receber essa classificação.

Neste dia, através do Cigerd de Florianópolis, foram entregues placas do mesmo reconhecimento também para outros municípios. No Estado de Santa Catarina, somente Joinville recebeu o “Reconhecimento Ouro”.

Na ocasião, o chefe de Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello, aproveitou para reforçar a importância que a Defesa Civil tem nos municípios em relação a criar essa visão prevencionista junto de seus moradores. E ele também comunicou a continuidade do programa no Estado.

Elton Cunha pontua que no âmbito do Programa SC Resiliente, cada município participante construiu sua agenda de resiliência – ou seja, um conjunto de compromissos entre três categorias de atuação: capacitações, ações estruturais e não estruturais, além de parcerias e financiamentos.

Só para se ter ideia, 114 municípios integraram o ciclo 2020-2021 do SC Resiliente, e destes, 87 completaram as atividades e receberam certificação. 64 cidades ganharam o certificado bronze, 18 garantiram o selo de prata e Joinville assegurou ouro. Elton Cunha celebrou estar as cidades premiadas, mas quer melhorar o desempenho e participação para, em 2022, avançar nesse pódio.

O que é SC Resiliente?

O Programa SC Resiliente pretende fortalecer a cultura de resiliência a desastres no Estado de Santa Catarina, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa visando redução de riscos de desastres e orientações legais em gestão de risco. No contexto de Santa Catarina, em que 16 municípios estão inscritos na Campanha Cidades Resilientes, o programa também estabelece formas de diálogo e articulação com essa iniciativa, de maneira a criar mecanismos e possibilidades de ampliação desse número.

Por: Juvan de Souza Neto

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha: Câmara de Vereadores define os membros da CPI do Rabecão

03.12 – Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), Luiz Fernando Vailatti (Podemos), Mário Moser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *