03.03 – Começou nesta semana o tão sonhado desassoreamento do Rio Irirí, o principal afluente de Penha, e um dos maiores receptores da canalização pluvial do município. A capacidade do rio em receber água da chuva é fundamental para prevenir e minimizar alagamentos, além de permitir livre navegação dos pescadores artesanais do Centro da cidade.
Há anos o desassoreamento do rio vem sendo apontado como uma necessidade urgente do município, com ações pontuais na boca da barra, como a iniciada nesta semana.
A obra terá três etapas: a primeira na foz do rio; a segunda quando será limpeza a partir da Rua Nilo Anastácio Vieira até a Rodovia Beto Carrero; e a terceira que será a dragagem da boca da barra até Rua Nilo Anastácio Vieira. A prefeitura aguarda ainda liberação da licença ambiental para iniciar a segunda etapa, mas o plano de trabalho já está pronto.
Anos de espera
Vale lembrar, que os pescadores que utilizam o Iriri como ancoradouro sofrem há anos com o baixo calado. Com a maré baixa o problema é entrar ou sair à barra, já com a maré alta as embarcações não passam sob a ponte na Avenida Nereu Ramos. Quando não, as embarcações sofrem avarias, batendo nas pedras ou encalhando nos bancos de areia.
Com informações e fotos: PMP
Receba notícias direto no seu celular!Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!
