Home / Geral / DESENCALHOU: NAVIO GRANELEIRO QUE ESTAVA ENCALHADO NO CANAL DE ACESSO DO PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL FOI RETIRADO DA BACIA DE EVOLUÇÃO
Slider

DESENCALHOU: NAVIO GRANELEIRO QUE ESTAVA ENCALHADO NO CANAL DE ACESSO DO PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL FOI RETIRADO DA BACIA DE EVOLUÇÃO




09.03 – Na madrugada de hoje, por volta das 3h, o navio graneleiro Aeolian Grace foi retirado do ponto de encalhe, na laje da Barata, no canal de acesso do Porto de São Francisco do Sul. O graneleiro foi levado para a área de fundeio 5, que fica próximo do porto de Itapoá, na baía da Babitonga.

A embarcação carregada com 65.804 toneladas de soja estava encalhada desde às 23h do último dia 3 de março quando fazia uma manobra de saída na chamada Lage Parcel da Torre, área de transição entre a bacia de evolução e canal interno do porto.

A suspeita é de que a maré baixa tenha contribuído para que a embarcação emperrasse no local. O navio, agora, passará por vistoria, e não há prazo para a conclusão do estudo.

Segundo a direção do porto, as condições de maré, que atingiu 1,6 metros, somadas ao apoio de quatro rebocadores, base de emergência ambiental, praticagem, empresa especializada de salvatagem, autoridade portuária e coordenação da autoridade marítima possibilitaram a remoção do mercante da posição de encalhe.

Ainda de acordo com a direção do Porto de São Francisco, foram observados todos os protocolos internacionais impostos por acidentes com essas características e exigidos pela Autoridade Marítima em relação a salvaguarda de vidas, poluição ambiental e integridade do navio, razão do sucesso da salvatagem. O porto reafirma que não houve nenhum dano ambiental.

As operações, no Porto voltaram ao normal, já ocorrendo manobras de entrada e saída de navios, para o Porto de São Francisco do Sul. Um inquérito foi aberto na Marinha do Brasil para apurar as reais causas do encalhe do navio graneleiro Aeolian Grace. Com bandeira do Chipre, o navio foi carregado em São Francisco e seguia para Singapura. Não houve feridos.

Fonte: Porto de São Francisco do Sul

Com informações: ND

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Itajaí – Corpo de homem é encontrado boiando no mar do Canto do Morcego

05.07 – No início da tarde de hoje, populares encontraram o corpo de um homem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *