09.03 – Na madrugada de hoje, por volta das 3h, o navio graneleiro Aeolian Grace foi retirado do ponto de encalhe, na laje da Barata, no canal de acesso do Porto de São Francisco do Sul. O graneleiro foi levado para a área de fundeio 5, que fica próximo do porto de Itapoá, na baía da Babitonga.
A embarcação carregada com 65.804 toneladas de soja estava encalhada desde às 23h do último dia 3 de março quando fazia uma manobra de saída na chamada Lage Parcel da Torre, área de transição entre a bacia de evolução e canal interno do porto.
A suspeita é de que a maré baixa tenha contribuído para que a embarcação emperrasse no local. O navio, agora, passará por vistoria, e não há prazo para a conclusão do estudo.
Segundo a direção do porto, as condições de maré, que atingiu 1,6 metros, somadas ao apoio de quatro rebocadores, base de emergência ambiental, praticagem, empresa especializada de salvatagem, autoridade portuária e coordenação da autoridade marítima possibilitaram a remoção do mercante da posição de encalhe.
Ainda de acordo com a direção do Porto de São Francisco, foram observados todos os protocolos internacionais impostos por acidentes com essas características e exigidos pela Autoridade Marítima em relação a salvaguarda de vidas, poluição ambiental e integridade do navio, razão do sucesso da salvatagem. O porto reafirma que não houve nenhum dano ambiental.
As operações, no Porto voltaram ao normal, já ocorrendo manobras de entrada e saída de navios, para o Porto de São Francisco do Sul. Um inquérito foi aberto na Marinha do Brasil para apurar as reais causas do encalhe do navio graneleiro Aeolian Grace. Com bandeira do Chipre, o navio foi carregado em São Francisco e seguia para Singapura. Não houve feridos.
Fonte: Porto de São Francisco do Sul
Com informações: ND
Receba notícias direto no seu celular!Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!
