Home / Geral / Dezenove pinguins são encontrados mortos em praias do Litoral Norte catarinense
Slider

Dezenove pinguins são encontrados mortos em praias do Litoral Norte catarinense




19.06 – Vinte e cinco pinguins-de-Magalhães foram encontrados na quarta-feira, 17, em diferentes praias do trecho monitorado pela Univali. Do total, seis pinguins estavam vivos e foram encaminhados à Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha. Dos 19 pinguins mortos, seis estavam em praias de Barra Velha.

Os pinguins vivos estavam encalhados nas praias de Balneário Piçarras (2) Balneário Camboriú (1), Barra Velha (1), Penha (2). Segundo a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que encontrou os animais, todos são juvenis e estavam debilitados no momento do resgate.

Um dos pinguins vivos resgatado em Balneário Piçarras estava preso em uma rede de pesca, com marcas evidentes próximo ao bico. “As redes irregulares, principalmente as feiticeiras, estão entre as principais causas de morte da espécie nesse período de migração”, alerta a equipe.

Dos 19 pinguins mortos, seis estavam na Praia da Península, em Barra Velha, e um na praia Central do município. Os demais foram encontrados em Navegantes (5), Penha (4), Balneário Piçarras (2) e Itajaí (1). Em Itajaí, o animal foi encontrado na valeta da Praia de Cabeçudas. Populares afirmaram que estava emalhado e sofreu agressão.

As carcaças que estavam em avançado estágio de decomposição foram registradas pelos técnicos de campo, enterradas ou deixadas no local, conforme orientação dos órgãos ambientais.

Conforme os biólogos do PMP-BS, nesta época do ano, os pinguins partem de colônias reprodutivas na Argentina, Ilhas Malvinas e Chile rumo ao litoral brasileiro em busca de alimento e de águas mais quentes. Os grupos são formados principalmente por indivíduos juvenis, que se aventuram na primeira migração.

Acione o PMP-BS ao encontrar animais marinhos debilitados na faixa de areia, acione imediatamente o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona das 8h às 17h30. Informe a praia, o município e um ponto de referência.

Fonte: PMP-BS

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Frio à rola! Friaca chega com geada e congela a galera da Cohab da Penha e na Lagoa em Balneário Piçarras

30.07 – Penha e região tiveram possivelmente a manhã mais fria do ano no dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *