Home / Geral / Estação das flores: Primavera inicia oficialmente hoje às 16h21
Slider

Estação das flores: Primavera inicia oficialmente hoje às 16h21




22.09 – A Primavera inicia oficialmente às 16h21 desta quarta-feira, 22 de setembro. Essa estação é marcada pelo reflorescimento e também pela mudanças no clima. No hemisfério norte é chamada de “Primavera boreal” e a do hemisfério sul é chamada de “Primavera austral”. A “Primavera boreal”, no Hemisfério Norte, tem início na data 20 de Março e termina em 21 de junho. A “Primavera austral”, no Hemisfério Sul, tem início na data 22 de setembro e termina a 21 de dezembro.

A primavera começa, nesta quarta-feira, com a previsão de ser uma estação florida, mas com poucas chuva. Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Epagri mostram que os efeitos do fenômeno climático La Niña serão sentidos em boa parte do Brasil, podendo causar menos chuva que a média histórica pra estação.

O primeiro dia da primavera terá menos nuvens e o sol aparecerá na maior parte de Santa Catarina. As temperaturas terão uma queda na região da Amfri, com as mínimas na casa dos 13ºC e as máximas não passando de 21ºC. A queda na temperatura, que persiste até sexta-feira, ocorre em virtude de um sistema de alta pressão que atua no sul do Brasil.

Em Santa Catarina, a exemplo do Brasil, a primavera deve ser com menos chuva, contrariando a máxima de uma das “estações mais chuvosas do ano”. A previsão é precipitação baixa e temperatura acima da média, principalmente, no Oeste e Meio-Oeste catarinense, devido à influência do La Niña. Na região do Planalto ao Litoral, deve apresentar chuva e temperatura próxima da média climatológica.

A coordenadora de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Márcia dos Santos Seabra, confirma que a tendência é que o volume de chuvas fique abaixo da média na região Sul e em partes de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, principalmente, durante os meses de outubro e novembro, período em que as chuvas tendem a ser maiores.

Márcia explica que estudos mostram que, desde a primavera de 1961, o volume de chuvas vem caindo em todo o Brasil. Essa tendência se acentuou a partir dos anos 2000, principalmente nas regiões sudeste e centro-Oeste.

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Ciclone Extratropical – Ventos de até 132 km/h deixam rastro de destruição na região

11.08 – Os fortes ventos que atingiram a região na quarta-feira chegaram ao pico de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *