Home / Geral / Fake News: Notícia que irmão de ex-vereadora de Penha está com coronavírus é falsa
Slider

Fake News: Notícia que irmão de ex-vereadora de Penha está com coronavírus é falsa




18.03 – No dia de hoje, viralizou nas redes sociais que um irmão da ex-vereadora Márcia Pinheiro, morador de Armação, que havia viajado para o Rio de Janeiro, estaria com suspeita de coronavírus. A notícia é falsa e na verdade Márcia é que está com sintomas de gripe, está em casa aguardando resultados de exames.

Segundo a Secretaria de Saúde de Penha, os sintomas da ex-vereadora não se encaixam na suspeita do coronavírus, mas somente após o resultados dos exames é que a suspeita de suspeita poderá ser descartada. Somente são considerados casos suspeitos de coronavírus quando os sintomas do paciente preenchem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Prefeitura de Penha, inúmeros boatos tem sido registrados pelas redes sociais, inclusive de moradores que dizem estar sob suspeita de contágio por coronavírus. A vigilância epidemiológica e secretaria de saúde de Penha esclarece que não existem novos casos suspeitos de coronavírus na cidade até às 15h30 desta quarta-feira, dia 18. O que existem são casos de gripe e resfriado sob observação.

Somente são considerados casos suspeitos de coronavírus quando os sintomas do paciente preenchem os critérios estabelecidos. Muitos pacientes com resfriado exigem exame imediato para constatação de coronavírus, mas não podemos sobrecarregar o SUS com exames precipitados sobre pena de casos verdadeiros de COVID-19 não serem diagnosticados a tempo, o que custará a vida dos pacientes.

Todos os casos de gripe/resfriado, segundo a Secretaria de Saúde de Penha, estão sendo tratados com seriedade pelas unidades básicas de saúde e acompanhada sua evolução diariamente. Se houver de fato indício de coronavírus serão solicitados mais exames.  A Secretaria pede a população para não entrar em pânico.

A Vigilância Epidemiologia de Penha reafirma que até o momento  o município registra de fato dois casos suspeitos de coronavírus que ainda aguardam o resultado de exames. Um terceiro caso já foi descartado por exames.

A Prefeitura de Penha reitera que pacientes com sintomas simples da gripe como febre, dor de cabeça e coriza, que não se desesperem e não superlotem as unidades de saúde do município, principalmente o pronto-atendimento, pois o aglomero de pessoas podem contribuir para o contágio do vírus. Somente devem ser procuradas as unidades de saúde com os sintomas simultâneos de febre, dor de cabeça, fraqueza, tosse e dificuldade de respirar.

A Secretaria de Saúde afirma que é preciso que os moradores tomem cuidado com FAKENEWS e não as reproduzam pois a desinformação leva ao pânico e a superlotação das unidades de saúde, o que só colabora pro aumento de número de infectados. Fique atento para os canais oficiais do governo municipal, onde novas informações serão constantemente atualizadas.

Fonte: Secretaria de Saúde de Penha

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Navegantes: Acontece amanhã na praia do Gravatá e na Central o mutirão “Limpando o Mundo”

17.09 – O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes com o apoio da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *