Home / Geral / Foz do Rio Itajuba: Baleia morta exala mau cheio na orla de Itajuba desde o final de semana
Slider
Baleia está morta na praia desde o final de semana - Foto/Divulgação

Foz do Rio Itajuba: Baleia morta exala mau cheio na orla de Itajuba desde o final de semana




10.08 – Uma baleia, possivelmente Jubarte, apareceu morta no litoral de Barra Velha neste final de semana, e apesar dos pedidos da comunidade, ainda não foi recolhida por autoridades ambientais. Ela está nas proximidades da antiga ponte do Rio Itajuba, e exala mau cheiro cada vez mais forte. Segundo a moradora J.  M., Polícia Militar e órgãos ambientais locais foram contatados, ainda sem retorno.

O CARNEIRONEWS buscou apurar junto à Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema) e também ao Museu Oceanográfico da Univali se há pedido oficial ou notificação sobre o recolhimento, mas ainda não recebeu retorno. A Prefeitura de Barra Velha não deu retorno até o fechamento desta matéria, e a assessoria da Univali repassa uma posição nesta quarta-feira, 11 de agosto.

A temporada de visitação de baleias no Estado de Santa Catarina já é a maior dos últimos anos – mas infelizmente, muitas delas têm sucumbido nas praias do Estado. Em Barra Velha, houve pelo menos outros dois casos – no último dia 28 de julho, outra jubarte foi encontrada na Praia do Tabuleiro, trecho de praias monitorado diariamente pela Univali – Unidade Penha.

O mamífero era um macho, juvenil, com cerca de oito metros de comprimento total. O atendimento à ocorrência foi efetuado por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A equipe técnica esteve no local para registrar o encalhe e coletar as informações possíveis sobre o animal.

O estágio avançado de decomposição da carcaça impediu a realização do exame de necropsia para identificação da causa de morte e de condição de saúde. A baleia, que estava na área de arrebentação, voltou a derivar com a movimentação da maré.

Só neste ano, o PMP-BS registrou pelo menos 18 jubartes encalhadas nas praias do litoral de Santa Catarina, todas sem vida. Grande parte dos indivíduos apresentaram marcas de interação com redes de pesca.

Por: Juvan de Souza Neto

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Estação das flores: Primavera inicia oficialmente hoje às 16h21

22.09 – A Primavera inicia oficialmente às 16h21 desta quarta-feira, 22 de setembro. Essa estação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *