Home / Geral / Foz do Rio Itajuba: Baleia morta exala mau cheio na orla de Itajuba desde o final de semana
Slider
Baleia está morta na praia desde o final de semana - Foto/Divulgação

Foz do Rio Itajuba: Baleia morta exala mau cheio na orla de Itajuba desde o final de semana




10.08 – Uma baleia, possivelmente Jubarte, apareceu morta no litoral de Barra Velha neste final de semana, e apesar dos pedidos da comunidade, ainda não foi recolhida por autoridades ambientais. Ela está nas proximidades da antiga ponte do Rio Itajuba, e exala mau cheiro cada vez mais forte. Segundo a moradora J.  M., Polícia Militar e órgãos ambientais locais foram contatados, ainda sem retorno.

O CARNEIRONEWS buscou apurar junto à Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema) e também ao Museu Oceanográfico da Univali se há pedido oficial ou notificação sobre o recolhimento, mas ainda não recebeu retorno. A Prefeitura de Barra Velha não deu retorno até o fechamento desta matéria, e a assessoria da Univali repassa uma posição nesta quarta-feira, 11 de agosto.

A temporada de visitação de baleias no Estado de Santa Catarina já é a maior dos últimos anos – mas infelizmente, muitas delas têm sucumbido nas praias do Estado. Em Barra Velha, houve pelo menos outros dois casos – no último dia 28 de julho, outra jubarte foi encontrada na Praia do Tabuleiro, trecho de praias monitorado diariamente pela Univali – Unidade Penha.

O mamífero era um macho, juvenil, com cerca de oito metros de comprimento total. O atendimento à ocorrência foi efetuado por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A equipe técnica esteve no local para registrar o encalhe e coletar as informações possíveis sobre o animal.

O estágio avançado de decomposição da carcaça impediu a realização do exame de necropsia para identificação da causa de morte e de condição de saúde. A baleia, que estava na área de arrebentação, voltou a derivar com a movimentação da maré.

Só neste ano, o PMP-BS registrou pelo menos 18 jubartes encalhadas nas praias do litoral de Santa Catarina, todas sem vida. Grande parte dos indivíduos apresentaram marcas de interação com redes de pesca.

Por: Juvan de Souza Neto

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Nomeação – Juíza Aline Vasty Ferrandin assume a Comarca de Penha

07.08 – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou o nome da juíza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *