Home / Geral / INTERDITADO: SECRETARIA DO ESTADO DA AGRICULTURA PROÍBE O CONSUMO DE OSTRAS E MARISCOS DE ARMAÇÃO DO ITAPOCORÓI
Slider

INTERDITADO: SECRETARIA DO ESTADO DA AGRICULTURA PROÍBE O CONSUMO DE OSTRAS E MARISCOS DE ARMAÇÃO DO ITAPOCORÓI




05.03 – A secretaria de Estado da Agricultura interditou os cultivos de ostras e mexilhões da localidade Armação do Itapocorói, em Penha, devido a poluição causada pela concentração de coliformes fecais acima dos limites permitidos. Com isso, desde ontem, está proibida a retirada e venda de ostras e mexilhões.

A interdição é restrita à Armação do Itapocorói. A Cidasc segue com as coletas para monitoramento da área interditada e arredores. Os resultados das análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição das áreas afetadas.

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a interdição dos cultivos de ostras e mexilhões da localidade Armação do Itapocorói, no município de Penha, devido à presença de Escherichia coli (E. coli) acima dos limites permitidos.

A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a concentração de coliformes fecais acima dos limites permitidos nos cultivos de moluscos bivalves nessa localidade. É importante ressaltar que essa é uma situação pontual, restrita à localidade de Armação do Itapocorói, e que não se aplica a outras localidades produtivas.

A Cidasc segue com as coletas para monitoramento da área de produção de moluscos interditada e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição das áreas afetadas. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras. Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo.

Fonte: Secretaria do Estado da Agricultura

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Programa Saúde Nota 10 leva educação ambiental para escolas de Penha

19.05 – Meio Ambiente, saúde, educação ambiental. Baseado nestes três pilares, o Programa Saúde Nota …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *