Home / Geral / Itajaí/Navegantes: Governador Moisés garante apoio financeiro pra construção do túnel
Slider

Itajaí/Navegantes: Governador Moisés garante apoio financeiro pra construção do túnel




20.08 – O governador de Santa Catarina Carlos Moisés garantiu o repasse de R$ 120 milhões para construção do túnel entre Itaja[i e Navegantes e também criou um grupo de estudo pra acelerar o plano de mobilidade urbana da região foz do rio Itajaí-Açu.

Em reunião com os prefeitos da Amfri, Carlos Moisés garanti ontem, apoio financeiro para viabilizar uma travessia fixa entre os dois municípios. A ideia é contribuir para que, finalmente, as duas cidades tenham uma ligação física para melhorar a mobilidade urbana da região.

Moisés disse que o governo do estado pode ajudar com a contrapartida de 24 milhões de dólares, o equivalente a R$ 120 milhões, para a construção do túnel imerso no rio Itajaí-açu. A obra, que está dentro do Plano de Mobilidade Integrada da Amfri, também conta com o aval do Banco Mundial.

O governador disse que o estado poderá contribuir com o valor, porém, precisa avaliar o projeto, o que será feito por meio do grupo de trabalho. Moisés determinou a criação do grupo com integrantes do Governo do Estado e da Amfri para acelerar a implantação do plano.

No início de julho, os prefeitos de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú enviaram documentação pra autorização de financiamento no Banco Mundial. Além da obra da travessia, o projeto prevê uma rede de transporte coletivo entre os 11 municípios da Amfri com o uso de veículos elétricos, e ainda a reurbanização das vias.

O túnel está sendo pensado pra região da Barra do Rio. A obra deve contemplar seis pistas de tráfego, sendo duas exclusivas para o transporte público integrado entre as cidades, e uma célula central destinada à ciclovia e passeio para pedestres.

Os projetos estão previstos para iniciar em 2024, com prazo de entrega de quatro anos, recursos do Banco Mundial, apoio do governo do estado e gestão compartilhada da Amfri.

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Águas de Penha vai instalar reservatório móvel inédito para atender bairros São Cristóvão e São Nicolau na temporada de verão

06.12 – A concessionária Águas de Penha vai instalar um reservatório modular, do tipo contêiner, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *