Home / Geral / Maré torrada é registrada nas praias das cidade do litoral-norte catarinense
Slider

Maré torrada é registrada nas praias das cidade do litoral-norte catarinense




06.08 – O recuo do mar nos últimos dias chamou a atenção dos moradores do litoral-norte catarinense e a maré “torrada” foi registrada em Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. O fenômeno foi causado pela influência dos ventos e da chamada “Maré de Sizígia” e ocorre em toda Santa Catarina.

O oceanólogo da Epagri/Ciram, Argeu Vanz, explica que a maré baixíssima — popularmente chamada de “torrada”, de tão seca — é causada por pelo menos dois fatores: o primeiro deles é a influência da lua cheia no mar, a tal da sizígia, que é o alinhamento dos astros. Isso faz com que a diferença entre as marés baixa e alta seja grande. Soma-se esse fenômeno aos ventos que vêm soprando na direção nordeste e, pronto, o caso está desvendado.

“O que está ocorrendo de diferente das outras é que existe esse vento atuando. Ele afasta a água da costa, e faz com que as marés baixas fiquem mais baixas ainda, o que acaba expondo muitas áreas”,  explica Argeu Vanz.

Sobre o medo de um tsunami, Argeu conta que não há nenhum indicativo, mas que a preocupação da população é um sinal de que todos estão alertas a esse tipo de ocorrência. “Ainda bem que as pessoas sabem que o tsunami provoca o recuo do mar e que estão atentas. Mas, nesse caso, não é”, afirma o oceanólogo.

Argeu, ainda faz um alerta. Ele diz nesse período de Maré de Sizígia as correntes ficam muito fortes, então há condição para afogamentos.

Fonte: NSC

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha: Obras de extensão de rede beneficiam moradores no bairro Nossa de Fátima

02.08 – Para reforçar o abastecimento e assegurar um sistema mais moderno e eficiente, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *