Home / Geral / Mata Piolho: Prefeituras de Itajaí, Biguaçu e Balneário Camboriú vão distribuir vermicida à população para auxiliar na prevenção ao coronavírus.
Slider

Mata Piolho: Prefeituras de Itajaí, Biguaçu e Balneário Camboriú vão distribuir vermicida à população para auxiliar na prevenção ao coronavírus.




07.07 – As Prefeituras de Itajaí, de Biguaçu, na Grande e de Balneário Camboriú, anunciaram que vão usar Ivermectina, um medicamento antiparasitário, para auxiliar na prevenção ao coronavírus. Em Itajaí a distribuição para a população começou hoje (7) e em Biguaçu e Balneário Camboriú deve ocorrer também nesta semana.

O investimento da prefeitura de Itajaí foi de R$ 1.475 mil para comprar um milhão de comprimidos. De acordo com a administração, o objetivo é tratar 100 mil pessoas. Os moradores interessados em ter o tratamento serão avaliados por médicos no Centroeventos da cidade.

A Sociedade Brasileira de Infectologia alerta que a eficácia de antiparasitários para tratamento contra a Covid-19 não é comprovada em seres humanos e que ainda são necessários estudos científicos para apontar os benefícios e seguranças aos pacientes.

O Conselho Regional de Farmácia de SC também reforçou que não há comprovações científicas sobre o uso da Ivermectina para tratar SARs-Cov-2. O remédio é geralmente usado para tratar problemas por infestação de vermes no trato intestinal ou outras doenças parasitárias como sarna, lombrigas e piolhos.

O alerta também vale para a hidroxicloroquina, que conforme a Sociedade de Infectologia, o uso não apresou benefício aos pacientes com Covid-19. No mês passado, a Organização Mundial da Saúde interrompeu estudos com hidroxicloriquina.

A prefeitura de Itajaí justificou o uso porque a Ivermectina tem sido utilizada em algumas unidades de saúde contra a SARS-Cov-2 e teria apresentado resultados positivos. Inclusive, é prescrito por alguns médicos no Centro de Triagem de Itajaí, que recebe pacientes com suspeita e com Covid-19. “Os médicos observaram significativa melhora em pacientes sintomáticos tratados com o remédio”, informou a prefeitura, que também menciona estudos que apontam a eficiência do medicamento como antiviral.

Principais indicações de uso da Ivermectina:

Estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis.

Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus.

Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti.

Ascaridíase (lombriga): causada pelo parasita Ascaris lumbricoides.

Escabiose (sarna): causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei.

Pediculose (piolho): causada pelo ácaro Pediculus humanus capitis.

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha: Obras de extensão de rede beneficiam moradores no bairro Nossa de Fátima

02.08 – Para reforçar o abastecimento e assegurar um sistema mais moderno e eficiente, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *