Home / Geral / MORRERAM AFOGADAS: TARTARUGAS ENCONTRADAS NO COSTÃO DA PRAIA DA PACIÊNCIA MORRERAM POR ASFIXIA
Slider

MORRERAM AFOGADAS: TARTARUGAS ENCONTRADAS NO COSTÃO DA PRAIA DA PACIÊNCIA MORRERAM POR ASFIXIA




13.02 – A equipe técnica do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), confirmou que duas das quatro tartarugas-verdes que foram encontradas mortas no costão da Praia da Paciência, em Penha, no dia 5 deste mês, por afogamento e asfixia. As outras duas estavam em avançado estágio de decomposição, o que impossibilitou o exame de necropsia.

Os exames laboratoriais confirmaram que duas morreram por emalhe acidental em redes de pesca.  Em uma delas foram encontrados resíduos sólidos no conteúdo estomacal, contendo fios de nylon e um pedaço de sacola plástica.

Quando está na fase juvenil, a tartaruga-verde habita preferencialmente os ambientes costeiros para se alimentar de algas. É neste ambiente em que a espécie encontra com uma de suas principais ameaças: a captura acidental pela atividade pesqueira, principalmente em redes fixas e irregulares próximas ao costão.

O PMP-BS lembra que não possui poder fiscalizador em caso de redes de pesca irregulares. “Porém, a comunidade pode fazer a denúncia aos órgãos ambientais competentes, como o Ibama e Polícia Militar Ambiental”, alertou o PMP-BS, em sua rede social.

Sempre que avistar tartarugas, aves ou mamíferos marinhos mortos ou debilitados, acione o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30. O registro destes animais é fundamental em estudos e pesquisas para a conservação da vida marinha.

Foto e fonte: PMP-BS

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Fatura muito alta? Atenção, sua casa pode ter um vazamento

15.10 – Sua fatura veio muito alterada? Fique atento, pois você pode ter um vazamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *