Home / Geral / NA PRAIA DO GRAVATÁ: GOLFINHO-NARIZ-DE-GARRAFA É ENCONTRADO MORTO NA PRAIA DE NAVEGANTES
Slider

NA PRAIA DO GRAVATÁ: GOLFINHO-NARIZ-DE-GARRAFA É ENCONTRADO MORTO NA PRAIA DE NAVEGANTES




08.02 – Foi encontrado morto, na tarde de ontem, na praia do Gravatá, em Navegantes um golfinho-nariz-de-garrafa. Uma equipe técnica da Univali, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), esteve no local e analisou os restos mortais do animal.

Segundo os técnicos da equipe da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, numa prévia análise, o animal era um macho adulto, com três metros de comprimento. Aparentemente, o golfinho era de idade avançada, observação feita a partir do desgaste dos dentes.

O animal estava em avançado estado de decomposição, o que impossibilitou o exame de necropsia para confirmar a causa de morte. A Prefeitura de Navegantes recolheu os restos mortais do animal e levou para um aterro sanitário.

Segundo técnicos do PMP-BS este o primeiro registro de encalhe da espécie feito pela equipe neste ano nas praias do litoral Norte catarinense. A ocorrência desta espécie é comum no Sul do Brasil.

Conforme os técnicos e biólogos da Univali, o golfinho-nariz-de-garrafa é avistado em regiões em baías e também em ambientes oceânicos. A espécie sofre com a poluição e a degradação dos ecossistemas marinhos, além de ser ameaçada pela captura acidental em redes de pesca e choque com embarcações.

O PMP-BS solicita que ao avistar tartarugas, aves ou mamíferos marinhos nas praias, acione a equipe de resgate pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30. Lembre-se de informar um ponto de referência, praia e município. Se possível, faça uma foto e envie para o WhatsApp que será informado pela equipe.

Fonte e foto: PMP-BS

Por: Vilmar Carneiro

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Frio à rola! Friaca chega com geada e congela a galera da Cohab da Penha e na Lagoa em Balneário Piçarras

30.07 – Penha e região tiveram possivelmente a manhã mais fria do ano no dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *