Home / Geral / Navegantes: Baleia-jubarte é encontrada morta na praia do Gravatá
Slider
A jubarte será removida do local no dia de hoje - Foto/Divulgação

Navegantes: Baleia-jubarte é encontrada morta na praia do Gravatá




01.09 – No final da tarde de ontem (31), uma baleia-jubarte foi encontrada morta na praia do Gravatá, em Navegantes. Ela estava encalhada na área de arrebentação das ondas e deve ser retirada e enterrada noa dia de hoje.

De acordo com biólogos a jubarte já estaria morta há dois dias. Ainda não se sabe a causa da morte, somente após necropsia. O animal deve ter morrido em alto mar e os restos mortais trazidos pelas correntezas até a praia de Navegantes.

Bailarina dos mares

A jubarte também conhecida como baleia-corcunda, baleia-cantora, baleia-corcova, baleia-de-corcova, baleia-de-bossas ou baleia-preta é um mamífero marinho presente na maioria dos oceanos.

Quando salta, eleva seu corpo quase completamente para fora d’água, por alguns segundos ela parece querer vencer a gravidade e alçar voo. Suas longas nadadeiras peitorais, que chegam a medir até 1/3 de seu comprimento total, poderiam ser comparadas às asas de um pássaro. É conhecida por seus comportamentos aéreos o que a torna popular no turismo de observação de baleias. Machos produzem cantos complexos que duram de 10 a 20 minutos com a finalidade de atrair as fêmeas para acasalar.

Baleias-jubarte migram mais de 25 mil quilômetros a cada ano das áreas de alimentação para as de reprodução. Elas só se alimentam no verão em águas polares e migram para os trópicos e sub trópicos para acasalar e ter seus filhotes no inverno e primavera. Sua dieta consiste de krill e peixes pequenos.

As estimativas do número de indivíduos é em cerca de 80 mil exemplares. Mesmo com o fim da caça comercial, as baleias ainda sofrem com várias ameaças: emalhamento em redes de pesca, colisão com embarcações e poluições.

Avistamentos

Neste ano o avistamento das jubarte foi registrado com frequência nas praias de Florianópolis, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, Balneário Barra do Sul e Itapoá. Também houve registros de encalhes com morte em Barra Velha, Barra do Sul, Itapoá e Navegantes.

Por: Vilmar Carneiro

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Nomeação – Juíza Aline Vasty Ferrandin assume a Comarca de Penha

07.08 – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou o nome da juíza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *