Home / Geral / Penha: Câmara de Vereadores recebe evento alusivo ao mês da Consciência Negra.
Slider
Maria Luiza Ferreira de Oliveira, colaboradora da Águas de Penha e coordenadora do Programa “Respeito dá o Tom”, será uma das palestrantes. Foto/Divulgação

Penha: Câmara de Vereadores recebe evento alusivo ao mês da Consciência Negra.




17.11 – A coordenadora do Programa Respeito dá Tom, mantido pela concessionária Águas de Penha, Maria Luiza Ferreira de Oliveira, participa nesta quarta-feira (17), às 19h, na Câmara de Vereadores de Penha, como convidada especial de um evento alusivo ao mês da Consciência Negra. O evento é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher e tem como objetivo discutir igualdade racial, combate ao racimo estrutural e o respeito, entre outros assuntos ligados ao tema.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, ocasião em que a sociedade brasileira rememora a história de mais de três séculos de escravidão no Brasil, o que se reflete até hoje em nossa sociedade e está diretamente ligada à desigualdade social no país.

O evento será um bate-papo voltado para a conscientização da população quanto a desigualdade racial e contará com a participação de cinco convidados especais.

Palestrantes

Maria Luiza Ferreira de Oliveira – colaborada da concessionária Águas de Penha, formada em Administração e coordenadora do Programa “Respeito dá o Tom”, sobre desigualdade racial, que é desenvolvido pela empresa.

Catarine Nogueira –  pedagoga, professora de dança e vereadora no município de Santo Amaro da Imperatriz. É a única mulher negra eleita na região da grande Florianópolis, militando em causas sociais voltadas para a comunidade negra.

Daniely Costa Lindozo Nunes – pedagoga, pós-graduada em educação especial com ênfase em surdez e libras e em diversidade e gênero na escola. Atua na educação infantil, é cantora, compositora, arte educadora e capoeirista, ministrando aulas na comunidade do Mariscal e Fundação Cultural de Piçarras.

Fábio Renato Martins Nunes –  professor de Educação Física, é contramestre do grupo Beribazu que desenvolve em Penha um projeto voluntário de capoeira no bairro Mariscal e também na Fundação Cultural de Piçarras.

Regina Santos da Silva –  presidente do Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), realizando um trabalho voluntário em Penha e nos municípios da região, acolhendo mulheres e crianças que sofrem com a violência dentro de suas próprias casas.

Homenagem

Na ocasião, será formalizada a homenagem à catarinense Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no Brasil, que dará nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher, órgão criado no âmbito do Legislativo penhense para promover a defesa dos direitos da mulher.

Respeito dá o Tom

Principal programa de incentivo à igualdade racial no ambiente empresarial do país, o Respeito dá o Tom tem como objetivo promover a equidade de oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas. Da mesma forma, pretende que os ambientes de trabalho na empresa estejam livres de racismo, preconceitos ou atitudes que comprometem o respeito. Lançado em 2017, o programa desenvolve todas as áreas e funcionários da empresa, dos mais antigos aos mais novos, independentemente da posição que ocupam.

O evento é aberto a toda a comunidade e será transmitido ao vivo pela TV Câmara (Youtube, Facebook e site oficial da CVP). Devido à pandemia, o uso de máscara e o distanciamento são obrigatórios.

Fonte: Buriti Jornalistas

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Nomeação – Juíza Aline Vasty Ferrandin assume a Comarca de Penha

07.08 – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou o nome da juíza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *