Home / Geral / Penha: Lobo-marinho-do-Sul é visto descansando na praia do Quilombo
Slider

Penha: Lobo-marinho-do-Sul é visto descansando na praia do Quilombo




04.08 – Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos/Univali/Penha monitorou no último domingo (02), um lobo-marinho-do-Sul na Praia do Quilombo, em Penha. O animal era uma fêmea juvenil, estava saudável e sem lesões evidentes. Ele permaneceu durante toda a manhã e tarde descansando na faixa de areia, comportamento natural da espécie.

Após a avaliação externa realizada pela médica veterinária Mirela Mezadri, que integra a equipe do PMP-BS, o animal estava bem saudável. A equipe permaneceu em campo para garantir o bem-estar e segurança do lobo marinho, evitando aproximações ou interferências humanas.

A ocorrência deste animal nessa época do ano é comum nas praias da região Sul e parte do Sudeste do Brasil. São espécies semiaquáticas que partem de colônias reprodutivas no litoral do Uruguai e Argentina. Esse deslocamento das colônias acontece após o período reprodutivo, movimento favorecido pela Corrente das Malvinas.

O cansaço do esforço migratório faz com que os animais se aproximem da faixa de areia e de costões rochosos para repouso – por isso é importante respeitar o espaço e o comportamento natural da espécie. Os lobos, assim como os leões marinhos, estão dentro da família Otariidae. Neste ano, a Univali registrou a ocorrência de cinco lobos marinhos, todos vivos e em praias de Penha.

Vale lembrar que se alguém avistar um animal marinho na praia deve acionar o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h3o. Informe a praia, o município e um ponto de referência. Evite aproximações, não alimente o animal nem tente o recolocar na água.

A Univali monitora o Trecho 4, região compreendida entre Governador Celso Ramos à Barra Velha. A base está localizada em Penha.

Fonte e foto: PMP-BS

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Frio à rola! Friaca chega com geada e congela a galera da Cohab da Penha e na Lagoa em Balneário Piçarras

30.07 – Penha e região tiveram possivelmente a manhã mais fria do ano no dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *