Home / Geral / Penha: Praia Grande de Penha é aprovada na primeira fase do programa Bandeira Azul
Slider

Penha: Praia Grande de Penha é aprovada na primeira fase do programa Bandeira Azul




16.07 – As belezas naturais da Praia Grande, em Penha, garantiram a aprovação da capital catarinense do turismo temático na primeira fase do programa Bandeira Azul de certificação de qualidade das praias, para a temporada 2020/2021. De acordo com o secretário de Turismo, Cleber Neumann, a classificação coroa os esforços do Governo Municipal, que em 2018 lançaram oficialmente a fase piloto do projeto.

A comunicação foi feita pela coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, do Instituto Ambientes em Rede, à Prefeitura de Penha. Cleber frisa a importância de conseguir a certificação internacional para Penha, uma vez que ela é rigorosa – apenas nove praias têm a qualificação no Brasil este ano, e quatro delas são catarinenses. “Conseguir a Bandeira Azul para a Praia Grande é inserir Penha no mapa do turismo internacional”, observa Cleber.

A Praia Grande foi selecionada entre as praias locais por possui quatro condições exigidas pelo programa: segurança, gestão e educação ambiental e qualidade da água. A sugestão partiu do Comitê de Gestão da Orla, que mantém parceria com o poder público e comunidade para obter essa importante conquista. “O trecho compreendido entre o Canto do Meio e Praia do Canto é privilegiado”, observa o secretário.

 A partir de agora, a Praia Grande receberá melhorias e sinalizações, como forma de atender aos requisitos do Instituto Ambientes em Rede e da coordenação nacional. Nos próximos meses, a intenção da Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, é reforçar placas na Praia Grande, providenciar estacionamentos para cadeirantes e idosos, além de reforçar a informação turística e a educação ambiental – boa parte dessas ações, em parceria com a iniciativa privada. Quatro passarelas novas para acessibilidade também estão previstas.

Para ganhar a Bandeira Azul, a praia selecionada tem que ter qualidade ambiental, garantir segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos frequentadores e programas de sensibilização ambiental. A coordenação do programa no Brasil, após uma primeira visita a Praia Grande em setembro de 2018, encaminhou a lista de tarefas que resultou na seleção.

Em outubro, segundo aponta o prefeito Aquiles da Costa, o relatório com a aprovação da Praia Grande será avaliado pelo júri internacional, que faz a eleição das praias que podem receber a Bandeira Azul todos os anos, na cidade de Copenhague, na Dinamarca. A balneabilidade da água é rigorosamente analisada, conforme os critérios do programa. A entrega das bandeiras às praias selecionadas, incluindo a de Penha, está prevista para novembro.

Fonte: PMP

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha: Obras de extensão de rede beneficiam moradores no bairro Nossa de Fátima

02.08 – Para reforçar o abastecimento e assegurar um sistema mais moderno e eficiente, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *