Home / Geral / Previsão de inverno rigoroso faz pescadores ficarem otimistas com a safra da tainha neste ano
Slider

Previsão de inverno rigoroso faz pescadores ficarem otimistas com a safra da tainha neste ano




02.04 – A safra 2020 da tainha começou ontem (1), e previsões de um inverno rigoroso deixam os pescadores mais confiantes nas capturas deste ano, após a decepção na temporada passada que foi marcada por confusões entre a justiça, o governo e o setor.

No ano passado, a liberação da atividade aconteceu em maio, mas apenas no dia 3 de julho, que a justiça autorizou o começo da safra industrial de tainha para as embarcações que não tinham irregularidades no Cadastro Técnico Federal (CTF) e nem a interrupção injustificada do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps).

No começo de abril, a Secretaria de Aquicultura e Pesca estabeleceu as cotas de captura, a criação da Autorização de Pesca Complementar Especial, o limite de embarcações que poderão receber a Autorização de Pesca Complementar Especial, e as medidas de monitoramento associadas para a temporada de pesca de tainha (Mugil liza) 2020.

Ficou definiu a cota máxima de captura de tainha em 627,8 toneladas para a frota de cerco/traineira para operar no Sudeste e Sul  e 1.196 toneladas para a frota de emalhe anilhado de Santa Catarina no Sudeste e Sul.

Os pescadores estão otimistas com a safra deste ano, principalmente pela previsão do inverno rigoroso, que indica que as temperaturas devem começar a cair a partir de 10 de maio, o litoral norte catarinense, oscilando entre 16ºC e 23ºC, podendo chegar entre 13ºC e 21ºC na segunda quinzena de junho. Julho deve ser ainda mais frio, com máximas de 20ºC.

Fonte: SEA

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?

17.09 – Uma Estação de Tratamento de Água, também conhecida por ETA, é um local …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *