Home / Geral / Secretaria Nacional da Pesca define safra da tainha de 2020 com mil toneladas a menos que a cota de 2019
Slider

Secretaria Nacional da Pesca define safra da tainha de 2020 com mil toneladas a menos que a cota de 2019




18.04 – As regras para a safra industrial da tainha em 2020 serão ainda mais restritivas do que as do ano passado. Instrução normativa da secretaria Nacional da Pesca, ligada o ministério da Agricultura (Mapa), definiu a cota de captura de 627,8 toneladas para as traineiras nos litorais do sudeste e sul. Isso é quase mil toneladas a menos que a cota de 2019. Menos barcos também serão autorizados a pescar. O limite é de 10 embarcações pra frota de traineiras. Em 2019, eram 32. Em 2018, foram 50.

A redução provocou indignação entre os donos de barcos de pesca, que fizeram uma “carta aberta” ao presidente Jair Bolsonaro contra a política de cotas.

Conforme a secretaria da Pesca, as regras foram baseadas no plano de Gestão da Espécie e numa recente avaliação de Estoque de Tainha, encomendada pelo instituto Americano de Cooperação para a Agricultura e realizada pela Univali. O estudo apontou que o estoque atual de tainha ainda se encontra abaixo dos limites sustentáveis.

A safra industrial da tainha vai de 1º de junho a 31 de julho, pra modalidade cerco/traineira, com cota de 50 toneladas por embarcação, e de 15 de maio a 31 de julho, para frota de emalhe anilhado, também conhecida como semi-industrial. Os barcos de emalhe anilhado de Santa Catarina poderão capturar até 1196 toneladas de tainha, com permissão pra até 130 embarcações. A safra dos pescadores artesanais começa em 1º de maio, e essa é sem limite de cota.

Fonte: Diarinho

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Frio à rola! Friaca chega com geada e congela a galera da Cohab da Penha e na Lagoa em Balneário Piçarras

30.07 – Penha e região tiveram possivelmente a manhã mais fria do ano no dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *