Home / Geral / SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: PENHA É O QUARTO MUNICÍPIO MAIS ATINGIDO PELA CHUVARADA
Slider

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: PENHA É O QUARTO MUNICÍPIO MAIS ATINGIDO PELA CHUVARADA




07.02 – Penha teve uma noite movimentada por conta das fortes chuvas que iniciaram ontem, dia 6 de fevereiro, e soma até agora, 109 mm de precipitação acumulada nas últimas 24h, segundo aponta relatório da Defesa Civil emitido às 8h da manhã de hoje, dia 7, o qual reforçou a decisão do prefeito Aquiles da Costa em decretar emergência no Município – ato que será oficializado na parte da tarde.

Aquiles e toda a equipe administrativa passaram a noite de plantão, após a reunião emergencial ocorrida ontem, no final da tarde, em que integrantes da Administração Municipal e o Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (GRASC) assumiram a coordenação de áreas da cidade, divididas por bairros. De acordo com o prefeito, toda a cidade sofreu com alagamentos, mas houve situações mais graves em Armação do Itapocoróy, Santa Lídia e Olaria, por exemplo.

Já a coordenadora da Defesa Civil local, Ednéia Corrêa, a Néia, aponta que durante a noite, houve bastante demanda de ocorrências, porém, com apenas dois casais de idosos encaminhados ao abrigo emergencial montado no Ginásio de Esportes Sebastião João de Souza, no centro – os quais já foram retirados por local por seus familiares.

O fone 199 não recebeu ligação, mas o plantão da Defesa Civil foi bastante chamado, além do link liberado na internet para registros de alagamentos. Aquiles e o secretário de Obras, Valdemir Mafra Júnior, entre outros integrantes do governo, se revezaram na madrugada para acompanhar os serviços. Por volta de 1h da manhã, uma desobstrução foi providenciada no bairro São Cristóvão, para escoamento da água que atingia várias casas.

Agora, o trabalho está concentrado na Secretaria de Obras, em ações de reconstrução de ruas, calçamentos e desobstrução de valas. Aquiles ainda não contabilizou prejuízos. Já Néia adianta que embora o relatório oficial da Defesa Civil estadual contabilizou 109 mm de chuva em 24h, o pico chegou a 124,9, o que é bastante preocupante.

Com essa contabilização, Penha foi a quarta cidade mais atingida da região da foz do Itajaí-açu. O maior volume acumulado foi registrado em Ilhota, com 154 mm, seguido de Balneário Camboriú, com 130mm, e Camboriú, com 122 mm.,

O alerta da Defesa Civil segue, embora tenha chovido fraco no início da manhã.  Os telefones para contato são o 199, 193 ou 191.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMP

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?

17.09 – Uma Estação de Tratamento de Água, também conhecida por ETA, é um local …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *