Home / Geral / TREINAMENTO: GRUPO DE RESGATE FAZ SIMULAÇÃO DE SALVAMENTO EM ESCOMBROS
Slider

TREINAMENTO: GRUPO DE RESGATE FAZ SIMULAÇÃO DE SALVAMENTO EM ESCOMBROS




10.02 – O Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (GRASC) fez no ultimo final de semana, uma simulação e Busca e Resgate e Estrutura Colapsada (BREC). A atividade contou com quatro estandes, onde os agentes de apoio e equipe operacional tiveram que lidar na prática com situações com vítimas soterradas, perfuração de obstáculos, localização e retirada da vítima. O exercício foi feito nos escombros de uma antiga casa no bairro de Santa Lídia, em Penha.

Para o comandante do GRASC, Romário Bittencourt, a ação cumpriu o objetivo, o que é importante, porque numa situação real o grupo precisa estar preparado para dar uma resposta para a comunidade. Vale lembrar, que o GRASC está à disposição não só da Defesa Civil de Penha mas também de municípios da região.

Um dos principais desafios da equipe operacional foi perfurar uma placa de concreto, cuja operação levou dez horas. Após um pequeno descanso de uma hora e meia, o grupo voltou pra atividade, simulando um resgaste de vítimas soterradas.

Dando o apoio, 25 agentes montaram acampamento, ambulatório, refeitório, geradores, iluminação, e deram todo o suporte, levando alimentação, água, material e equipamento para que o operacional pudesse executar suas funções de forma eficiente.

O GRASC é uma associação de voluntários, sem fins lucrativos voltada ao atendimento em situações graves de desastre, ações humanitárias e também de busca e salvamento.

Foto e fonte: Assessoria de Imprensa PMP

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Estação das flores: Primavera inicia oficialmente hoje às 16h21

22.09 – A Primavera inicia oficialmente às 16h21 desta quarta-feira, 22 de setembro. Essa estação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *