Home / Geral / TUDO PARADO: NAVIO GRANELEIRO DO CHIPRE CONTINUA ENCALHADO NO CANAL DE ACESSO DO PORTO SÃO FRANCISCO DO SUL
Slider

TUDO PARADO: NAVIO GRANELEIRO DO CHIPRE CONTINUA ENCALHADO NO CANAL DE ACESSO DO PORTO SÃO FRANCISCO DO SUL




06.03 – O navio graneleiro Aeolian Grace (bandeira do Chipre), que encalhou na madrugada da última quarta-feira (4) na laje de pedra do Porto de São Francisco do Sul, continua no local estabilizado na posição por dois rebocadores. Segundo a unidade portuária, ainda não há previsão para a retirada da embarcação.

Segundo a Capitania dos Portos de Santa Catarina, a ideia inicial era de realizar a manobra de desencalhe com a puxada do navio por rebocadores. No entanto, a hipótese foi descartada por causa do risco de estragar o tanque de óleo, podendo provocar poluição hídrica.

Diante disso, o salvamento deverá ocorrer por uma empresa especializada que deverá ser contratada pelo armador do navio. Ontem (5), um grupo formado por técnicos especializados elabora um plano de resgate do navio, conforme determina a legislação estabelecida pela Marinha do Brasil. Apenas após a conclusão desses estudos será possível prever o prazo para a retirada do navio.

A Marinha do Brasil determinou, por segurança, que um prático permaneça a bordo do navio. Segundo a Capitania dos Portos, não houve nenhuma poluição hídrica por causa do encalhe. A embarcação havia acabado de ser carregada com 65.804 toneladas de soja no Porto de São Francisco do Sul e encalhou quando estava realizando uma manobra de desatracação, a cerca de 500 metros do porto.

Devido ao fato do navio ter encalhado fora do canal de acesso ao Porto de São Francisco do Sul, até o momento não houve o fechamento oficial da unidade. No entanto, qualquer manobra deverá ser avaliada pela praticagem e autorizada pela Capitania dos Portos.

Segundo a administração portuária, por volta das 13h45 desta quinta-feira, um iniciou a manobra para descarregamento de aproximadamente 5 mil toneladas de óleo vegetal. Foi o primeiro navio a realizar esse processo desde o encalhe do navio.

Fonte: G1

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha: Vigilância Sanitária lacra empresa clandestina de manipulação de pescados e apreende cerca de 1 tonelada de produtos irregulares

22.10 – A Vigilância Sanitária de Penha, com apoio da Polícia Militar e do Serviço …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *