Home / Geral / Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?
Slider

Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?




17.09 – Uma Estação de Tratamento de Água, também conhecida por ETA, é um local na qual é realizada a purificação da água bruta, captada de alguma fonte natural como rios ou poços. O principal objetivo da ETA, portanto, é tratar essa água tornando-a própria para o consumo humano. Após passar pela captação e tratamento, a água pode ser utilizada nos mais diversos afazeres, desde o preparo de alimentos, a higiene da casa e pessoal e a ingestão.

Vale lembrar que a água bruta é impulsionada até a ETA por meio de tubulações específicas, chamadas de adutoras. Ao receber o tratamento, a água percorre um sistema completo que conta com diferentes etapas como a pré-alcalinização, coagulação, floculação, e o momento de decantação. A água também é filtrada e passa por uma adição de cloro e flúor, para depois receber o ajuste final de pH.

Localizada no bairro Santa Lídia, a ETA Penha tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a ETA, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros ligando a estação ao reservatório do bairro Mariscal, entregue pela concessionária em 2019. “O foco é justamente dar aporte hídrico na alta temporada, que em anos anteriores teve registros de panes secas que ultrapassaram 15 dias”, pontua Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.

Por: Buriti Jornalistas

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Nomeação – Juíza Aline Vasty Ferrandin assume a Comarca de Penha

07.08 – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou o nome da juíza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *