Home / Geral / Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?
Slider

Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?




17.09 – Uma Estação de Tratamento de Água, também conhecida por ETA, é um local na qual é realizada a purificação da água bruta, captada de alguma fonte natural como rios ou poços. O principal objetivo da ETA, portanto, é tratar essa água tornando-a própria para o consumo humano. Após passar pela captação e tratamento, a água pode ser utilizada nos mais diversos afazeres, desde o preparo de alimentos, a higiene da casa e pessoal e a ingestão.

Vale lembrar que a água bruta é impulsionada até a ETA por meio de tubulações específicas, chamadas de adutoras. Ao receber o tratamento, a água percorre um sistema completo que conta com diferentes etapas como a pré-alcalinização, coagulação, floculação, e o momento de decantação. A água também é filtrada e passa por uma adição de cloro e flúor, para depois receber o ajuste final de pH.

Localizada no bairro Santa Lídia, a ETA Penha tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a ETA, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros ligando a estação ao reservatório do bairro Mariscal, entregue pela concessionária em 2019. “O foco é justamente dar aporte hídrico na alta temporada, que em anos anteriores teve registros de panes secas que ultrapassaram 15 dias”, pontua Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.

Por: Buriti Jornalistas

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha: Vigilância Sanitária lacra empresa clandestina de manipulação de pescados e apreende cerca de 1 tonelada de produtos irregulares

22.10 – A Vigilância Sanitária de Penha, com apoio da Polícia Militar e do Serviço …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *