Home / Geral / Voz dos Oceanos: Nova expedição da família Schurmann larga domingo de BC
Slider
A família vai registrar a situação do lixo plástico nos oceanos e buscar soluções para a poluição marinha e conscientizar a população - Foto/Divulgação

Voz dos Oceanos: Nova expedição da família Schurmann larga domingo de BC




26.08 – Balneário Camboriú é ponto de partida da expedição Voz dos Oceanos, da família Schurmann. A largada para a viagem de dois anos será na tarde de domingo, dia 29 de agosto, no terminal Portuário Marina Tedesco, no molhe da barra Sul. Vilfredo, Heloisa, Pierre, David e Wilhelm Schurmann e a tripulação do veleiro Kat passarão por mais de 60 pontos do planeta até 2023, quando a viagem termina na Nova Zelândia.

Durante a expedição, a família vai registrar a situação do lixo plástico nos oceanos e buscar soluções inovadoras para a poluição marinha, como forma de conscientizar a população. Nas paradas ao longo da expedição, são previstas ações ambientais nas comunidades, além de conteúdos pelas redes sociais. Toda a viagem poderá ser acompanhada online.

Essa será a quarta volta do mundo da família Schurmann, que foram os primeiros brasileiros a dar a volta no planeta em um veleiro. Em quase 40 anos de navegação, eles cruzaram três oceanos e visitaram sete continentes. O  lixo plástico encontrado pelos velejadores em ilhas inabitadas e distantes de grandes cidades estimulou a família a organizar a expedição sobre a poluição nos mares.

“É uma jornada para alertar sobre a invasão dos plásticos nos oceanos e navegar por soluções inovadoras para melhorar esse cenário”, destaca a organização. O patriarca da família e capitão do veleiro, Vilfredo Schurmann, de 73 anos, lembra que Santa Catarina é o porto de partida das aventuras pelo mundo há 37 anos, quando eles fizeram a primeira viagem.

Rota

A etapa brasileira da expedição vai de 29 de agosto a 12 de dezembro. De Balneário, o veleiro segue pro litoral paulista, com paradas em Santos, Ilhabela e Ubatuba. Depois, a rota passa por Paraty, Rio de Janeiro e Búzios, no estado do Rio de Janeiro; Vitória, no Espírito Santo; Abrolhos e Salvador, na Bahia; e Recife e Fernando de Noronha, em Pernambuco. Em cada destino no país, a expedição fica entre cinco a 13 dias, conforme as atividades previstas.

A partir do final do ano, o veleiro segue pra fase internacional da expedição, com passagens pelas ilhas do Caribe, costa do oceano Atlântico nos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, canal do Panamá e ilhas Galápagos, já no oceano Pacífico. Do arquipélago, os velejadores rumam pelo Pacífico Sul até a Polinésia, terminando a jornada na Nova Zelândia.

Texto: Redação do Diarinho (Diário do Litoral Itajaí)

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?

17.09 – Uma Estação de Tratamento de Água, também conhecida por ETA, é um local …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *