Home / Notícia / Pesquisadores da Univali capturam exemplar raro de água-viva gigante
Slider
Na captura, os pesquisadores utilizaram uma rede de arrasto de pesca artesanal de camarão. Foto/Univali

Pesquisadores da Univali capturam exemplar raro de água-viva gigante




04.10 – Pesquisadores do Laboratório de Ecotoxicologia (Letox) da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Santa Catarina realizaram, na quinta-feira, 30, a captura de um exemplar de uma água-viva da espécie Lychnorhiza lucerna, considerado o maior já registrado na comparação com dados brasileiros e argentinos.

O exemplar coletado tem 39 centímetros de diâmetro e pesa 4,6 quilos. Ele foi capturado em uma saída de campo do projeto de Monitoramento de Águas-Vivas na costa norte de Santa Catarina, realizado pela Univali.

A espécie, comum na costa entre golfo do México e Argentina, oferece baixo perigo de envenenamento (queimaduras) e tem grande potencial de exploração na extração de colágeno e na culinária asiática. Para captura, os pesquisadores utilizaram uma rede de arrasto, comum na pesca artesanal de camarão.

Durante a execução dos trabalhos de campo do projeto de monitoramento de águas-vivas, os pesquisadores observam as espécies, o tamanho, velocidade de crescimento e como as populações aumentam e diminuem. Um dos focos do levantamento é prever se existirão águas-vivas com potencial de envenenamentos de banhistas durante o período de veraneio.

O material foi encaminhado ao Laboratório de Anatomia da Universidade para procedimentos que permitam a preservação do espécime e sua manutenção para futuras exposições.

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Ciclone Extratropical – Defesa Civil de SC divulga números de desalojados e atual situação do Estado pós vendaval

11.08 – No final da manhã de hoje a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *