Home / Policia / Operação Gaeco cumpre mandado de busca e apreensão na manhã de hoje em Balneário Piçarras
Slider

Operação Gaeco cumpre mandado de busca e apreensão na manhã de hoje em Balneário Piçarras




31.07 – Uma operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (31) em duas cidades de Santa Catarina e uma do Paraná. A ação faz parte da Operação Et pater filium, que investiga uma possível organização criminosa suspeita de cometer crimes de fraudes a licitações e corrupção em Major Vieira, no Planalto Norte do Estado.

A operação é realizada pelo Ministério Público e Polícia Civil de Santa Catarina. Os mandados de busca e apreensão foram deferidos pelo Tribunal de Justiça e cumpridos em Major Vieira, Balneário Piçarras e União da Vitória (PR). Foram 55 policiais civis e militares, integrates do Gaeco e da Delegacia de Canoinhas.

A investigação, coordenada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, foi desenvolvida pelo Grupo Especial Anticorrupção do Ministério Público (GEAC) e pela Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas (DIC), com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Segundo o MP, a investigação demonstra uma ligação próxima entre empresários e funcionários públicos para direcionar as contratações públicas – a maioria no ramo de construção civil – para empresas parceiras em troca do pagamento de vantagens ilícitas aos agentes públicos, causando danos milionários aos entes públicos.

A operação recebeu o nome de Et pater filium, uma expressão em latim que remete ao fato de estarem associados para o cometimento dos atos de corrupção duas duplas de pai e filho – uma de empresários e outra de funcionários públicos.

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Quadrilha das vitrines: Lojas de roupas viram alvo de arrombadores em Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha

27.07 – Virou “moda”. A “quadrilha das vitrines” continua atacando as lojas de roupas da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *