Home / Policia / Operação J029: Polícia Federal desarticula quadrilha por produzir e distribuir 6,7 milhões de reais em cédulas falsas
Slider

Operação J029: Polícia Federal desarticula quadrilha por produzir e distribuir 6,7 milhões de reais em cédulas falsas




07.10 – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a Operação J029, para desarticular organização criminosa especializada na fabricação, comércio e distribuição de cédulas falsas, além da lavagem de dinheiro. A PF cumpre 6 mandados de prisão e 18 de busca nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A investigação apurou que a organização criminosa atua desde 2012. Nesse período, foram apreendidas 75 mil cédulas produzidas pelo grupo, totalizando 6,7 milhões de reais em moedas falsas colocados em circulação. Nos últimos anos, o grupo se utilizava da compra de mercadorias, principalmente celulares e eletrônicos, em plataformas de negociação de produtos usados, como estratégia de repasse das notas falsas.

Houve uma prisão preventiva em Camboriú é uma busca e apreensão em Itajaí. Também foram apreendidos veículos e o bloqueio de contas bancárias dos envolvidos.

A investigação da PF apurou que a organização criminosa atuava desde 2012. Nesse período, foram apreendidas 75 mil cédulas produzidas pelo grupo, totalizando 6,7 milhões de reais em moedas falsas colocados em circulação. Nos últimos anos, o grupo se utilizava da compra de mercadorias, principalmente celulares e eletrônicos, em plataformas de negociação de produtos usados, como estratégia de repasse das notas falsas.

O líder da quadrilha estava foragido desde 2016 e foi preso no final de julho pela Polícia Federal. Ele já havia sido condenado pela Justiça Federal pelo mesmo crime, após ser preso e indiciado pela PF. Ele é considerado um dos principais falsificadores de moeda do Brasil.

O nome da Operação – J029 – faz alusão à classe das cédulas produzidas pela organização criminosa investigada, segundo classificação do Banco Central do Brasil.

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Barra Velha – Caminhonete recém-roubada é recuperada na BR-101

16.08 – Na noite de ontem (15), policiais rodoviários federais recuperaram, na BR-101 em Barra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *