O Bairro Santa Lídia, em Penha, amanhã (11) revive a tradição da “Fincada do Mastro de São Sebastião”. José Carlos da Costa e Aline Domiciano são os festeiros deste ano e os responsáveis pela organização desta manifestação cultural e religiosa que se mantém viva aos longos dos anos na comunidade.
Segundo a professora Regiane Aparecida Severino, os preparativos já começaram desde o final do ano passado, com a escolha do tronco que será enfeitado, a produção dos quitutes como rosquinhas e outros e, também da tradicional “consertada” (bebida à base de cachaça, adocicada que lembra um licor, – típica de Penha), que é servida durante o cortejo para os dançantes, promesseiros e cantantes e o público em geral.
A procissão do mastro sai da Rua Gervásio da Costa, na localidade do Sertão, às 16h, com chegada programada na Capela de Santa Lídia, por volta das 16h30. Após a “Fincada do Mastro”, acontece uma cerimônia rápida o interior da capela e a entrega da imagem de São Sebastião. Também acontece a escolha dos festeiros de 2021 através de sorteio.
A festa, na verdade, acontece nos dias 18 e 19 deste mês, o Mastro é o aviso que na semana seguinte São Sebastião será reverenciado pelos devotos.
Foto: Arquivo
Por: Vilmar Carneiro
Receba notícias direto no seu celular!Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!
