Home / Cultura / PEQUENO PICASSO: UMA ESCOLA DE ARTE E CULTURA QUE ULTRAPASSA AS FRONTEIRAS DA SALA DE AULA
Slider

PEQUENO PICASSO: UMA ESCOLA DE ARTE E CULTURA QUE ULTRAPASSA AS FRONTEIRAS DA SALA DE AULA




12.03 – A curiosidade, o desejo de criar, de tocar, de entrelaçar relações, de pintar com a cor da alma, de cortar os excessos, de usar a imaginação. Enfim, a satisfação de ver expostos sentimentos e um trabalho de uma obra pronta para ser admirada. Sejam com papelões, tecidos, papeis, plásticos ou em cena de um curta metragem, na dança ou com simples rabiscos que muito tem a dizer. Onde encontrar tudo isso e muito mais: na Escola de Arte Pequeno Picasso.

Fundada por Vanessa Petermann e Aldo de Andrade um junho de 2011, a escola de arte tem o objetivo de atender as mães e pais que precisam trabalhar com tranquilidade e confiar um lugar seguro para seus filhos, no contra turno escolar. Mas, que além de ter onde ficar possam desenvolver com saúde nas áreas psicomotora, social, cognitiva, emocional e cultural.

Em nove anos o Pequeno Picasso já atendeu cerca de 500 crianças e todas, sem exceção, tiveram melhorias no rendimento escolar comprovando que a metodologia utilizada pela escola é eficaz.

“Além de todo o trabalho diário com diversas oficinas de arte, auxílio pedagógico, reforço escolar, brincadeiras e socializações que sempre fizeram parte da rotina, foram realizados eventos culturais que envolveram a comunidade. Esses eventos somente puderam ser produzidos porque as crianças fizeram belíssimas obras de arte, resultado do processo de aprendizagem de qualidade”, confirma Vanessa Petermann, que é arte terapeuta, formada pelo Incorporarte, no Rio de Janeiro, arte educadora formada pela FURB e diretora da escola.

A Pequeno Picasso vai além de seu espaço físico e ultrapassa com sucesso as fronteiras, mostrando as criações artísticas de seus educandos em eventos culturais, exposições em diversas oportunidades.

Os resultados do processo de aprendizagem de qualidade já foram apresentados em para a comunidade em várias ocasiões:

  • Café com Arte. Contação de histórias e pintura ao ar livre. 17/07/2011, Zé Caffé, Penha.
  • Café com Arte. Exposição de Arte das crianças da escola. 26/10/2013, Zé Caffé, Penha.
  • Conviver É Aprender. Exposição de Arte das crianças. 04/03/2015, Centro Cultural Luiz Telles, Balneário Piçarras.
  • O Pequeno Bruxinho. Apresentação de teatro aberta ao público, apresentado pelas crianças, produzido pelos professores. 17/11/2016, Escola de Arte Pequeno Picasso.
  • 1ª Feira do Clube da Madame Fifi. Exposição de Arte das crianças. 08/04/2017. Bailão do Silva, Penha.
  • Tribuna Cidadã. Apresentação para a sociedade do projeto contraturno e seus benefícios para a comunidade penhense. Maio/2017. Câmara Municipal de Vereadores de Penha.
  • 3ª Feira do Clube da Madame Fifi. Exposição de Arte das crianças. 14/01/2018. Igreja Luterana de Penha.
  • Arte que Transforma. Exposição de Arte das crianças e Mostra de Cinema, curta-metragem Capitão Perna de Ganho, produzido pelos professores, adolescentes e crianças e somente crianças como atores. 07/11/2018. Centro Cultural Luiz Telles, Balneário Piçarras.
  • Mostra do curta-metragem Capitão Perna de Gancho no evento do lançamento dos livros Capitão Perna de Gancho, Encontro com a Lenda e Olhares sobre Penha dos imortais da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Anísio dos Santos Seccional Penha. 09/12/2018.
  • Moção de Aplausos pelo curta-metragem Capitão Perna de Gancho. Dezembro/2018. Câmara de Vereadores de Penha.
  • Workshop de Tecelagem Manual baseado na Cultura Açoriana, através de parceria voluntária com o Grupo Escoteiro Baden Powell 154/SC, para conquistas individuais dos lobinhos para a Especialidade de Artesanato. 31/08/2019. Escola de Arte Pequeno Picasso. Penha.
  • Palestra A Arte como Instrumento de Evolução proferida pela arteterapeuta representando a escola. 27/09/2019. 3º Brunch Cultural, Espaço Cultural Hubert Krueger. Penha.
  • Arte que Transforma. Exposição de Arte das crianças. Espaço Didático Cultural, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ALESC. 08/10/2019. Florianópolis.
  • Participação na Mostra de Cinema Infantil com o curta-metragem Capitão Perna de Gancho, evento este que atingiu mais de mil crianças da região. 21 a 25/10/2019. Centro Cultural Luiz Telles. Balneário Piçarras.
  • Apresentação do Teatro Musical A Benzedeira em homenagem ao professor e historiador da Cultura Açoriana, Gelci José Coelho, conhecido como Peninha. 22/11/2019. Festa do Açor. Penha.
  • Lançamento do livro Infantil Brincar É Fazer História. Evento produzido pelos professores da escola e livro criado pelos alunos e professores. 12/12/2019. Câmara Municipal de Vereadores de Penha.

Vale lembrar, que a Escola de Arte Pequeno Picasso fica localizada na Rua José Rodrigues Vieira, 395, Centro de Penha. A escola está com matrículas abertas e o telefone para contato é (47) 9133.3086.

Fotos: Pequeno Picasso

Por: Vilmar Carneiro

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Resistência: Vereadora Ana Lúcia projeta 1º Encontro da Consciência Negra promovido em Barra Velha

23.11 – A vereadora Ana Lúcia Martins (PT), primeira vereadora negra de Joinville, participou no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *