Home / Economia / Mãos à Obra: Construção Civil de Navegantes registra maior saldo positivo de emprego dos últimos anos
Slider

Mãos à Obra: Construção Civil de Navegantes registra maior saldo positivo de emprego dos últimos anos




10.02 – A construção civil em Navegantes iniciou o ano com boa notícia, pois o saldo acumulado de empregos, em 2020, é o melhor no setor nos últimos cinco anos. Com 762 admissões e 627 desligamentos, a indústria da construção registrou saldo positivo de 135 vagas, quase seis vezes mais do que o total registrado em 2019, que fechou o ano com 23 postos de trabalho. Os dados são do Portal Setorial do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

O Sinduscon da Foz do Rio Itajaí, com base territorial nos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras, recebeu a notícia com entusiasmo. Reflexo deste desempenho no setor vem da taxa básica de juros da economia (Selic) se manter em 2%, desde agosto de 2020, estimulando o mercado imobiliário. Além disso, em janeiro deste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica inalterada, sendo esta a quarta vez consecutiva em que a Selic foi mantida no menor patamar desde 1999, quando o País adotou o sistema de metas para a inflação, segundo o Informativo Econômico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Desta forma, o Sinduscon reforça que a construção civil posiciona-se neste cenário como uma das indústrias mais fortalecidas para se investir na atual conjuntura econômica, como vem acontecendo nos últimos meses.

De acordo com a CBIC, “em 2020, o setor da construção gerou empregos, preservou vidas e prosseguiu com a sua atividade produtiva. Contribuíram para o [bom] desempenho fatores como a capacidade de organização (novos protocolos para preservar a saúde do trabalhador, rápida adaptação nas vendas de imóveis online), a taxa de juros em menor patamar, o novo significado da casa própria para as famílias e o incremento do financiamento imobiliário”.

O empresário e presidente do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí, Bruno Pereira, afirma que o saldo positivo de empregos revela o aquecimento do setor. “Nossa região tem força em diversos setores econômicos e a construção civil é um deles. Apesar da crise sanitária, conseguimos ultrapassar mais esta barreira, evitando o desemprego e a paralisação das obras. Visamos seguir com este saldo positivo em 2021, inclusive aumentar a oferta de empregos na região nos próximos meses”, comenta.

ADMISSÕES

Em 2020, a construção civil de Navegantes também registrou o maior volume de admissões dos últimos cinco anos. De janeiro a dezembro de 2020, total de 762 novas contratações foram registradas. Os valores variaram de 2016 até 2020, seguindo a ordem: 310 (2016), 150 (2017), 602 (2018) e 536 (2019). Fazendo um comparativo, de 2019 para 2020, houve um salto acima de 40% no volume de contratações na construção civil em Navegantes.

Fonte: Sinduscon

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

De Agosto a Dezembro – Auxílio para taxistas e caminhoneiros começa a ser pago em agosto

26.07 – Cerca de dez dias após a promulgação da emenda constitucional que ampliou benefícios …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *