Home / Esportes / Medalha no Tabuleiro: Enxadrista mirim de Penha chega em terceiro no Floripa Chess Open e carimba passaporte para o Pan-americano de Xadrez Escolar
Slider

Medalha no Tabuleiro: Enxadrista mirim de Penha chega em terceiro no Floripa Chess Open e carimba passaporte para o Pan-americano de Xadrez Escolar




02.02 – E a ferinha do xadrez escolar de Penha, Mariana Nara Costa, novamente volta a se projetar como enxadrista em mais uma competição especial, na qual ela concluiu em terceiro lugar. Ela esteve na semana passada no Floripa Chess Open, maior torneio de xadrez do Brasil, chegando em terceiro lugar e carimbando vaga para o Pan-americano da Juventude, que será em Florianópolis neste ano. Mariana somou várias vitórias, entre mais de 200 participantes.

A enxadrista, treinada pelo professor de xadrez Maico da Costa, que inseriu a modalidade no contraturno escolar em Penha a partir do apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), terá um ano cheio de disputas. Em abril, acontece o Campeonato Brasileiro de xadrez de Categorias de Base, em Minas Gerais, evento oficial que define o representante do Brasil para o Mundial. Já o Estadual de Categorias ainda não tem data definida e local, geralmente acontece em março, e ela também quer disputar.

O Pan-americano da Juventude será em julho, e é, segundo Mariana, o evento mais importante do calendário para as categorias de base. Os campeões das categorias ganham título de mestre pela Federação Internacional de Xadrez.

Ela estará ainda no Aberto do Brasil, na cidade de Timbó, nos próximos dias 19, 20 e 21, e no mês de março num torneio em São Bento do Sul.  Em 2021, Mariana está matriculada na Escola Básica Municipal Rubens João de Souza, no centro. Ela cursa o 6º ano.

O Floripa Chess Open 2021 foi, na avaliação de Maico, um torneio muito bom para fortalecer os treinos. Duas atletas campeãs brasileiras da categoria da Mariana estiveram presentes. Em 1° lugar ficou a atleta paulista, de 12 anos e atual campeã brasileira escolar, com 4,5 pontos. Em 2°, a enxadrista paranaense que já foi campeã brasileira, com 4,0 pontos, e Mariana logo em 3º, também com 4,0 pontos. Vale lembrar que aos 11 anos, Mariana já disputa com atletas da sub-12, ou seja, num nível acima.

Para estar no Floripa Chess Open, Mariana usou economias próprias que ela vinha juntando, de mesadas e presentes de Natal que recebeu em dinheiro, e também contou com apoio da Selaria Faísca, Vó Eliana, Professor João Nunes, Jairo Cordioli, Lene Modas e Biroska Lanches.

Retrospecto de sucessos

Mariana até agora tem um retrospecto de sucessos. Ela disputou o Brasileiro Online da categoria, no ano passado, e ficou em terceiro lugar, faturando a vaga para o Pan-americano. Em 2019, sagrou-se a quarta melhor atleta brasileira de xadrez na sua categoria (até o 4º ano do ensino fundamental). A menina também campeã do Torneio Regional da Modalidade, ocorrido em 2019, em Itajaí, onde sagrou-se à etapa nacional.

A Fundação de Esportes de Penha, na época, projetava a estudante classificada entre os 10 melhores do Brasil, e chegar na 4ª colocação foi ainda mais especial. Maico agora pede que empresários interessados o procurem, em busca de apoio. O contato do professor para dúvidas ou apoios é o 9641-8053.

Fonte e foto: PMP

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Citadino 2022 – Flexa Negra estreia com vitória no Municipal de Futsal de Penha

09.08 – O Citadino de Futsal 2022 Categoria Livre de Penha iniciou ontem com três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *