Home / Geral / Apoio: Cônsul interino do Japão visita a AAPEC em Barra Velha
Slider
A comitiva veio a Barra Velha especialmente para conhecer a sede da e o trabalho desenvolvido pela AAPEC. Foto/Divulgação

Apoio: Cônsul interino do Japão visita a AAPEC em Barra Velha




13.10 – A Associação dos Portadores e Ex-portadores de Câncer de Barra Velha (AAPEC) recebeu na sexta-feira, 8, a visita do cônsul interino do Japão, Kazuu Wakaeda, juntamente sua comitiva, formada pelos assessores Kumiko Abe e Benedito de Jesus Guimarães, que vieram a Barra Velha especialmente para conhecer a sede da AAPEC e o trabalho desenvolvido pelos funcionários e voluntários.

Segundo o cônsul Kazuu, a visita foi instigada após o Consulado ter recebido o projeto solicitando apoio para auxiliar no transporte de pacientes aos hospitais, clínicas e consultórios da região, em busca do tratamento para o câncer. A AAPEC é presidida por Loreti Torres da Silva, e foi fundada pela saudosa “guerreira da caridade” Laurita Pedroso de Oliveira.

O projeto voltado ao apoio à instituição foi desenvolvido por um gabinete parlamentar, e encaminhado pelo assessor Marcelo Koche, na época servidor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Durante a visita, Loreti agradeceu aos apoiadores e ao encaminhamento desse projeto ao Governo do Japão, através de seu Consulado Geral. A presidente frisou ter a certeza de que o empenho japonês ajudará diretamente aos pacientes e ex-pacientes assistidos pela AAPEC.

Marcelo Koche destacou que o projeto foi desenvolvido em conjunto com a participação de Loreti, da secretária Aline Maria Mafra, do tesoureiro Sergio Renato Fierl, e da vice-presidente Valdecir Aparecida Viero, além de vários voluntários da AAPEC.

“Somente com a união e esforço conjunto é que conseguimos sensibilizar o Governo Japonês através do Consulado para as necessidades da AAPEC. Realizamos esse trabalho com muita emoção e agora estamos prestes a receber o reconhecimento deste governo”, pontuou Marcelo Koche.

Os visitantes do consulado foram recepcionados na sede própria da AAPEC, na Rua Narcizo Vieira, e também visitaram o brechó solidário, se inteirando dos números de atendimentos da instituição. A nova sede AAPEC completa seu segundo aniversário no próximo dia 11 de novembro, e 2021 marca o 15º ano ininterrupto de atividades na luta contra o câncer.

15 anos com a comunidade

A AAPEC foi implantada oficialmente por Laurita Pedroso de Oliveira em 22 de junho de 2006, e começou atividades na antiga sede da Colônia de Pescadores Z-4. Laurita tinha o sonho de apoiar os pacientes de câncer, – como ela mesma, que lutou bravamente contra a doença.

O trabalho foi expandindo, com a locação de duas casas, uma para administrativo e outra para o brechó, instalado em frente às canoas dos pescadores (Porto da Pesca Artesanal João Emílio Henrique), onde segue até hoje.

Atualmente, já são milhares de atendimentos prestados pela entidade, que faz a diferença na vida de centenas de pessoas, em especial de pacientes que mais precisam. Hoje, são mais de 130 voluntários mobilizados, numa média que gira em torno de 100 atendimentos mensais, os mais variados possíveis – entre exames, deslocamentos, tratamentos, hemodiálises, apoio emocional, radioterapias, transfusões de sangue, entre outros.

Por: Juvande Souza Neto

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Fatura muito alta? Atenção, sua casa pode ter um vazamento

15.10 – Sua fatura veio muito alterada? Fique atento, pois você pode ter um vazamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *